MMunicípio de Barcelos em Teruel (Espanha) para encontro internacional sobre valorização do Património Cultural Imaterial (PCI)

O Município de Barcelos participou, nos dias 14, 15 e 16 de novembro, na 5ª reunião do Comité técnico do projeto LIVHES: Living Heritage for Sustainable Development, em Teruel (Espanha), junto com oito parceiros daquele consórcio Sudoe Interreg, respetivamente o Pays de Béarn, o CIRDOC – Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises, a Diputación de Burgos, a Diputación de Teruel, o Institut Catalá di Recesca em Patrimonio Cultural, a Universidad Pública de Navarra e a AECT Rio Minho.
O encontro teve como objetivo apresentar e avaliar a implementação dos projetos piloto desenvolvidos pelos parceiros na identificação e desenvolvimento de boas-práticas na salvaguarda do Património Cultural Imaterial nos seus territórios, e estudar a prorrogação da rede de trabalho estabelecida em futuras linhas de financiamento europeu.
O Município de Barcelos tem desenvolvido trabalho específico no domínio do Património Cultural Imaterial no âmbito deste projeto, estando em fase de construção uma plataforma digital para registo e disponibilização pública das manifestações culturais imateriais do território concelhio, uma inovação no que diz respeito à valorização do património municipal.
As freguesias do Vale do Neiva do concelho de Barcelos constituem o território piloto para este projeto, dentro do programa do futuro Ecomuseu do Neiva. Será ainda dinamizada uma exposição itinerante pelas escolas do primeiro e segundo ciclo daquele território, tendo em vista a pedagogia da memória e das tradições em uso junto das crianças.
O projeto LIVHES é cofinanciado pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), cabendo ao Município de Barcelos um investimento de 110.000,00 euros, comparticipado a 75% pelo FEDER.

#cmb

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt