PRIOR DE BARCELOS DEIXA MENSAGEM DE NATAL A TODOS OS BARCELENSES

“Precisamos de paz e harmonia entre todos”

Numa mensagem de natal dirigida a todos os barcelenses, Abílio Cardoso, prior de Barcelos, falou no compromisso inerente a esta época, a necessidade da criação de um mundo mais humano e na crise de credibilidade vivida pela igreja, neste momento.

 

“O desejo de feliz natal a todos, não pode continuar a ser apenas uma formalidade repetida de ano a ano”. É deste forma que Abílio Cardoso, inicia a sua mensagem de natal a todos os barcelenses. Em declarações à Rádio Cávado, o prior refletiu no seu próprio compromisso pessoal de construir paz e harmonia entre todos, deixando também essa interpelação a toda a comunidade. “Olhamos agora à nossa volta para nos interrogarmos: haverá ainda espaço no coração humano para que Deus possa nele nascer, possa habitá-lo?”, questionou.

Para além desta reflexão, também o estado atual do mundo e com uma alusão clara à situação que se vive atualmente na Ucrânia, estiveram em destaque nas palavras de Abílio Cardoso.

“Vemos o nosso mundo cada vez mais materialista, interesseiro e em guerra. Falta-lhe Deus, falta-lhe o menino Jesus.” “Quem diria há uma ano, que estaríamos a viver estes meses todos numa guerra fratricida, que todos os dias nos comove e nos revolta”, acrescentou.

Numa época que caracteriza como “tempo de crise de valores, de corrupção e injustiças sociais”, o prior de Barcelos referiu ainda a crise vivida na igreja assombrada pelas alegações de abusos sexuais. Uma realidade que considera, “ferir a todos”. “Somos igreja, vivemos e sofremos com esta situação, mas há lugar para a esperança. A igreja está a passar por um tempo de purificação, ficará melhor e mais digna de mensageiros de jesus”.

Com um discurso focado na esperança e na necessidade de paz e harmonia, Abílio Cardoso, termina desejando “uma igreja credibilizada referencial para comportamentos que dignifiquem o ser humano”.

 

Anjos Costa