Te Deum pelos 523 anos da Misericórdia de Barcelos

A antífona “Regina Coeli”, do compositor português Fernando C. Lapa, foi, este domingo, executada, em estreia absoluta, na Igreja da Misericórdia de Barcelos. Trata-se de um convite da Santa Casa da Misericórdia de Barcelos (SCMB), fruto do desejo de contribuir para o enriquecimento do património musical português e ainda perpetuar, por meio desta composição, a fundação e a história da instituição.
Esse foi, de resto, o desafio lançado pela Santa Casa e acolhido positivamente. “O ensemble Moços do Coro aceitou esse nosso desafio e, em parceria com o professor Fernando Lapa, compôs uma obra, uma antífona “Regina Coeli”, que acaba por marcar claramente este nosso ano de fundação: 1499. E, pela primeira vez na história da instituição, há uma obra dedicada à Santa Casa e à exaltação desta história de 523 anos a servir aqueles que mais precisam”, sublinhou o provedor da SCMB, Nuno Reis.

 

A interpretação inseriu-se no concerto “TE DEUM pelos 523 anos da SCMB”, levado a cabo pelos
Moços do Coro, com direção de Nuno Miguel de Almeida. O momento musical – que contou com
a presença de irmãos e colaboradores da Misericórdia de Barcelos, da comunidade e ainda do
compositor Fernando C. Lapa – marcou o encerramento das comemorações do 523.º aniversário da instituição. “TE DEUM pelos 523 anos da SCMB”
Em Dominica Gaudete, ou Domingo da Alegria, o ensemble Moços do Coro apresentou, em Barcelos, um conjunto de “obras relacionadas com o nascimento de Jesus Cristo e a época festiva que vivemos”. O concerto iniciou-se com as palavras “Rejoice in the Lord alway”, traduzindo, na música de Henry Purcell, as palavras descritas no Introitus deste dia. Convidados a viver o espírito da quadra natalícia, no texto de “Lullay my Liking” – um poema inglês do século XV –, evidenciou-se o amor eterno presente nas palavras de Maria ao embalar o menino. Por fim, a primeira parte do concerto encerrou com a cantata “Das ist je gewisslich wahr”, do compositor Georg P. Telemann. Esta obra, prevista para este 3.º Domingo do Advento, enfatiza, no texto de Johann F. Helbig, a vinda de Cristo ao mundo, como sinal de fé e salvação para quantos o aguardam.
Iniciada a segunda parte do concerto, as atenções centraram-se no manto azul celeste de Maria, a
Virgem do Advento, a Senhora da Misericórdia. Para tal, executou-se, em estreia absoluta, “Regina
Coeli”, do compositor Fernando C. Lapa. Por fim, envoltos neste ambiente festivo, encerrou-se o
concerto com “Te Deum”, de Marc-A. Charpentier. Ainda antes do aplauso final de um público atento e agradado, foi ainda interpretado um tema natalício: “Have yourself a merry little Christmas”.
A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos deixa um agradecimento muito especial a sete entidades
parceiras e beneméritas, que, com o seu donativo, ajudaram a tornar possível este momento musical e cultural.

#scmb

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt