Programa “Diabetes em Movimento” já está no terreno

Combater a doença pelo exercício físico. Este é o objetivo do programa comunitário “Diabetes em Movimento”, destinado a pessoas com diabetes tipo 2.
Implementado pela Câmara Municipal de Barcelos, em parceria com a ARS Norte e o ACES Cávado III – Barcelos/Esposende, este programa iniciou na passada segunda-feira, no Pavilhão Municipal de Adães, e tem coordenação nacional realizada pela Direção-Geral da Saúde, através do Programa Nacional para a Promoção da Atividade Física e do Programa Nacional para a Diabetes.
As sessões de exercício físico realizam-se às segundas, quartas e sextas, das 9h às 10h30, e são dinamizadas por profissionais licenciados em exercício e educação física e por enfermeiros.

A participação é gratuita, mediante referenciação feita pelos médicos e enfermeiros das Unidades de Saúde Familiar e Unidades de Cuidados de Saúde Personalizados, dos Centros de Saúde de Barcelos e Barcelinhos.
O programa “Diabetes em Movimento”, de intervenção multi-institucional, multidisciplinar e multicomponente, representa um esforço articulado da comunidade para proporcionar uma solução concreta e efetiva de atividade física a esta população-alvo.
A diabetes é um dos principais problemas de saúde pública do nosso país (há cerca de 1 milhão de pessoas com esta doença crónica em Portugal) e a atividade física é um dos pilares do tratamento – melhorando o controlo metabólico, reduzindo o risco cardiovascular, e aumentando a funcionalidade e a qualidade de vida.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt