2022 foi o melhor ano do Theatro Gil Vicente

No ano em que comemorou 120 anos de existência, o Theatro Gil Vicente registou os melhores resultados de sempre em número de espetáculos e taxas de ocupação, desde que reabriu portas, no ano de 2013.
Em 2022, o TGV acolheu 252 iniciativas, das quais 43 foram realizadas no âmbito do programa “fora de portas”, desde produções próprias, coproduções, espetáculos, residências e instalações artísticas, conferências, exibições cinematográficas, exposições e sessões de serviços educativos, tendo participado nestes eventos 25.782 pessoas. Este valor corresponde a uma taxa de ocupação de 65,5% ultrapassando em 6% a melhor taxa verificada até agora.
No que respeita ao Serviço Educativo do Teatro – direcionado aos públicos do pré-escolar, ensino básico e ensino secundário – foram promovidos 29 espetáculos a que corresponderam 53 sessões.
Grande parte da dinâmica registada ao longo do último ano incidiu na realização de espetáculos com a participação de artistas barcelenses, numa estratégia vocacionada para a promoção dos agentes culturais locais. Simultaneamente, o Theatro Gil Vicente tem procurado apresentar uma programação de grande diversidade cultural, cruzando espetáculos de artistas consagrados com outros protagonizados por artistas emergentes.
O balanço registado, tanto em número espetáculos como de espetadores, reflete também o retorno do financiamento obtido pela candidatura do Município à programação da DGArtes para o quadriénio 2022-2025 e do apoio à modernização técnica do teatro financiada pelo PRR.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt