Comunicado PSD Barcelos: “ACORDO LIVRA CÂMARA DE PAGAR MAIS DE 200 MILHÕES DE INDEMNIZAÇÃO”

“1 – O Partido Social Democrata (PSD) congratula-se com o resultado do acordo que a Câmara Municipal de Barcelos obteve com a Empresa Águas de Barcelos. Trata-se de um acordo que coloca um ponto final num problema que dura desde que o Partido Socialista (PS) venceu as eleições em 2009, com a promessa de baixar o custo da água em 50%, promessa essa que, afinal, nunca concretizou e, após diversas condenações, ainda viu ser confirmada a sentença, pelo Tribunal Constitucional, em 172 milhões de euros, mais juros, o que, atualmente, já soma mais de 200 milhões de indemnização. O PSD, integrado na coligação “Barcelos Mais Futuro”, prometeu solucionar o problema…e já o fez!

2 – Acontece, porém, que, ao contrário do que seria expectável, o Partido Socialista (PS) VOTOU CONTRA este acordo, demonstrando que, afinal, tal como aconteceu durante 12 anos, também, agora, pretenderia manter a Câmara, e os Barcelenses, sob a ameaça de uma execução de sentença, que levaria o Município à estagnação financeira e acarretaria imensos problemas para o nosso Concelho.

 3 – Com efeito, a atitude do Partido Socialista (PS), neste caso, é incompreensível, irresponsável, demagógica e populista, indo ao arrepio do bom-senso.

Senão, veja-se:

a)    o PS teve a hipótese de fazer um reequilíbrio financeiro em 2010…e não quis, optando pela via judicial;

b)    teve o resgaste da concessão aprovado em 2015…e não o levou por diante;

c)    teve um acordo para sanar o problema em 2017…e não o concretizou;

d)    e agora vota contra o novo acordo sem propor qualquer alternativa!

Mas, afinal, o é que o PS pretende? Que a Concessionária execute a sentença e o Município fique na falência e sob assistência financeira, perdendo praticamente todos os bens, sem poder investir um cêntimo nas próximas décadas?

4 – Onde está o sentido de responsabilidade do PS? Onde para o sentido de Estado de um partido que governou a Câmara nos últimos três mandatos?

O que mais parece, é que o Partido Socialista não desejava que se fizesse acordo para poder atirar a culpa dos seus erros aos outros!

 5 – Perante a situação herdada, o PSD, integrando a maioria da Coligação “Barcelos Mais Futuro”, deixou de lado as lamentações e desculpas do passado. Em vez de tentar arranjar culpados, arregaçou as mangas, iniciou negociações e alcançou este acordo. Daí que, e face a este trabalho laborioso que resolve um problema de 13 anos, se deva perguntar:

a)       Porque vota o PS contra um acordo que põe fim à dívida de mais de 200 milhões, da sua inteira responsabilidade?

b)      Porque vota o PS contra um acordo que coloca a Concessionária a investir mais 32 milhões de euros em redes de água e sobretudo de saneamento?

c)       Porque vota o PS contra um acordo positivo, não só para a Câmara Municipal, como para os barcelenses, porque atenua o impacto da subida de preços, para apenas 3 euros por mês para uma família média?

d)      Porque vota o PS contra um acordo tão importante, que garante ligações de ramais de água e saneamento gratuitas, sendo esse custo suportado pela Concessionária?

e)      Porque vota o PS contra um acordo que livra a Câmara Municipal de uma dívida de mais 200 de milhões de euros, tendo como contrapartida o pagamento de apenas 18 milhões e o prolongamento da concessão por um período de 20 anos?

Face ao exposto, e colocadas estas questões, o PSD Barcelos condena a posição irresponsável do PS e saúda a aprovação deste acordo.

Barcelos e os barcelenses vão voltar a ter, finalmente, e após 13 anos, investimento nas redes de água e saneamento. Este sim, um grande anseio das populações, pois dele necessitam e merecem!”

Barcelos, 20 de fevereiro de 2023

#comunicadopsdbarcelos

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt