Barcelos apresenta “7 Prazeres da Gastronomia”

Barcelos volta a render-se aos “7 Prazeres da Gastronomia”, um evento promovido pelo Município de Barcelos em parceria com os restaurantes do concelho. A iniciativa foi apresentada ontem, em conferência de imprensa, no Restaurante Pedra Furada, e contou com a presença da vereadora do pelouro do Turismo e Artesanato, Elisa Braga.
O programa decorre ao longo de todo o ano e pretende fazer a divulgação da cozinha tradicional barcelense. No próximo fim de semana, é servido o “galo à mesa” e, no seguinte, os restaurantes aderentes servem rojões e papas de sarrabulho. Além de ser um convite à descoberta da gastronomia local, estes fins de semana gastronómicos são ainda um apelo à descoberta do território barcelense e das suas gentes.
Os “7 Prazeres da Gastronomia de Barcelos” são uma prova ao “pecado da gula”, incluindo o que de melhor apresenta a gastronomia de Barcelos. A iniciativa, promovida pelo Município, só é possível pela forte adesão da restauração e da hotelaria, bem como do setor dos produtos vinícolas. Associado à boa mesa, há um conjunto de atividades paralelas, que vão desde a animação de rua, ao artesanato, passando pelas caminhadas ambientais, por rotas temáticas e percursos pedestres.
No decorrer da apresentação do evento, Elisa Braga, vereadora do pelouro do Turismo, referiu que “estes fins de semana em que a restauração de Barcelos serve estas sete iguarias visam promover a gastronomia, as nossas vivências e dar relevo à identidade e tradição concelhias, potenciando, assim, a diversificação dos produtos turísticos”.  Elisa Braga salientou ainda a esta programação gastronómica pretende atrair cada vez mais pessoas a Barcelos, mostrando-lhes o que mais atrativo e saboroso se serve na região do Minho.

Evento decorre ao longo de todo o ano
Os “7 prazeres da gastronomia” são um programa de divulgação da cozinha tradicional barcelense que decorre ao longo de todo o ano, tendo iniciado, em fevereiro, com a “Lampreia do Rio Cávado”, nos dias 10 a 12 de fevereiro.
Este fim de semana (10 a 12) segue-se o Galo à mesa e, no próximo, os restaurantes aderentes servem os Rojões e as Papas de Sarrabulho. Em maio, de 19 a 21, avança o Fim de Semana do Bacalhau, e depois, de 14 a 16 de julho, o Fim de Semana dos Petiscos.
Na época do outono, mais concretamente de 6 a 8 de outubro, há o “Concurso Galo Assado”, ficando o fim de semana do Pica no Chão agendado para 3 a 5 de novembro. Finalmente, os “7 prazeres da gastronomia” encerram com o concurso de pastelaria, Barcelos Doce, no dia 2 de dezembro.
Para mais informações contacte o 253 811 882 ou [email protected].

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt