“A Furgoneta” do Teatro de Balugas vence Prémio do Público no Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho

A gala de entrega dos Prémios do XVIII Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho (CONTE 2023) aconteceu este sábado, no Theatro Club da Póvoa de Lanhoso, onde durante o mês de fevereiro e março, as nove companhias finalistas apresentaram os seus trabalhos. A peça de teatro “A Furgoneta” do Teatro de Balugas foi eleita pelo público como o melhor espetáculo, tendo sido distinguida com o galardão Maria da Fonte (Júri Popular).

A companhia de teatro de Balugães marcou presença nas últimas três edições do certame e venceu uma delas com o trabalho “Pão Nosso”, recebendo o galardão das mãos do ator Ruy de Carvalho.

Nas palavras do diretor artístico da companhia de teatro, Cândido Sobreiro, “O Teatro é a arte mais corajosa do mundo, e recebermos o prémio Maria da Fonte, atribuído pelo público, é de um simbolismo enorme para nós e para o nosso trabalho!”.

O espetáculo é sobre a história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa, até a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira! Confrontados com um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos veem-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias, à espera da buzina estridente e dois dedos de conversa.

Esta iniciativa é promovida pela Federação Portuguesa de Teatro Amador, Câmara Municipal da Póvoa de Lanhoso e Fundação INATEL, tendo como patrono o consagrado ator Ruy de Carvalho.

#teatrodebalugas

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocaavdo.pt