Barcelos no encerramento do Projeto LIVHES

O Município de Barcelos participa na reunião de encerramento da iniciativa LIVHES, cofinanciada pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 29 a 31 de março, em Pau, Béarn, França. O encontro juntará os nove parceiros da iniciativa para rematarem o projeto de valorização do património cultural imaterial dos seus territórios e apresentar o guia metodológico desenvolvido.
Os primeiros dias da reunião serão dedicados a avaliar o estado de execução do projeto, rever o progresso das experiências-piloto e finalizar o guia metodológico desenvolvido ao longo deste tempo. Serão, ainda, realizadas visitas de estudo a sítios de património cultural imaterial nos territórios do Pays de Béarn e do CIRDOC, anfitriões deste último encontro.
No dia 31 de março, terá lugar o Seminário transnacional de encerramento do programa europeu Sudoe-LIVHES, na Câmara de Comércio e Indústria de Pau. O evento é aberto a todos os agentes públicos e privados que trabalham na promoção do património, e contará com a intervenção de Timothy Curtis, Secretário-Geral da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Serão também apresentadas as experiências-piloto de cada parceiro do consórcio e haverá várias mesas redondas relacionadas com o PCI, a digitalização e o papel da juventude.
O Município de Barcelos apresentará a plataforma de inventariação digital de manifestações de PCI, um instrumento disponibilizado à população e instituições para a identificação e valorização das manifestações, dos seus agentes e praticantes, e para o empoderamento das comunidades das regiões desfavorecidas.
A iniciativa LIVHES responde a uma necessidade e a um desafio territorial partilhado pelas zonas escassamente povoadas do sul da Europa: encontrar e implementar novas formas de valorização do PCI promovido e reconhecido pela UNESCO, como instrumento para o desenvolvimento económico sustentável e para a coesão territorial.
Os parceiros envolvidos neste projeto são o Pays de Béarn, a Diputación de Teruel, a Diputación de Burgos, o Institut Català de Recerca en el Patrimoni Cultural (ICRPC), o Município de Barcelos, a Universidad Pública de Navarra, o CIRDOC – Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt