Barcelos vai ter ensino do Futsal nas escolas do 1º Ciclo

Os alunos das escolas do 1º Ciclo do concelho de Barcelos vão poder beneficiar do ensino de Futsal, cujas aulas vão ser lecionadas no tempo das AECs – Atividades de Enriquecimento Curricular. Para o efeito, foi assinado, no passado sábado, um protocolo entre a FPF, AFB e a EMEC que tem por objeto estabelecer os termos e condições da cooperação entre aquelas entidades, para implementação de um programa-piloto com vista à dinamização de um programa regular de Ensino do Futebol nas escolas do 1º Ciclo – Ensino Básico.
Assim, a Federação Portuguesa de Futebol (FPF), a Associação de Futebol de Braga (AFB) e a Empresa Municipal de Educação e Cultura (EMEC) estabeleceram as bases de colaboração para que no âmbito do referido acordo seja implementado um “projeto desportivo integrado no projeto educativo da escola”, capaz de “promover a atividade física programa-piloto com vista à dinamização de um programa regular de ensino do futebol nas escolas do 1.º ciclo designado “Bola na Escola”.
A cerimónia de assinatura do Protocolo, que decorreu antes do jogo de sub-19 Portugal – Chéquia, contou com a presença de Mariana Carvalho, vereadora da Câmara Municipal de Barcelos, José Alberto Ferreira, diretor da FPF, Manuel Machado, presidente da AF Braga, e Jorge Manuel Cruz, presidente da EMEC.
Mariana Carvalho, vereadora do pelouro da Educação da Câmara de Barcelos, garantiu que este projeto representa uma excelente oportunidade para as crianças do concelho: “Este protocolo vem dar resposta a uma carência existente. Trata-se de um projeto que representa uma excelente oportunidade de enriquecimento curricular, pelo que agradeço à EMEC pela recetividade que deu à nossa ideia, e não tenho dúvidas que será algo muito bem recebido pelas próprias crianças”. Por sua vez, Manuel Machado, presidente da AF Braga, sublinhou a importância de incutir a paixão pelo desporto nas crianças, pois serão elas os jogadores e árbitros do futuro. “Penso que este programa tem tudo para dar um forte contributo à oferta escolar de Barcelos. Para nós, é importante incutir a prática desportiva nos mais jovens, pois é das crianças que nós poderemos retirar futuros jogadores, futuros árbitros, futuros dirigentes”, disse Manuel Machado. Já José Alberto Ferreira, diretor da Federação Portuguesa de Futebol, deixando agradecimentos ao Município de Barcelos, sublinhou também a importância da iniciativa, pois além de incutir hábitos de prática desportiva nos mais jovens, vai fomentar hábitos mais saudáveis nas crianças”. Jorge Cruz, presidente da EMEC, entidade que vai gerir este programa- piloto, garantiu que a instituição que dirige vai conseguir colocar no terreno toda dinâmica para que esta iniciativa seja um sucesso”.

Protocolo do programa-piloto com vista à dinamização de um programa regular de Ensino do Futebol nas escolas do 1º Ciclo.
Do articulado do protocolo de colaboração, assinado no passado sábado, sobressaem os seguintes objetivos: criar um projeto desportivo integrado no projeto educativo da escola; promover o conceito que a atividade física e o desporto são elementos fundamentais para um estilo de vida saudável, promovendo os valores positivos associados ao desporto; proporcionar aos jovens uma sólida e agradável introdução ao Futsal, contribuindo para a criação de hábitos de prática desportiva ao longo da vida.
As entidades envolvidas estabelecem como prioridade, no desenvolvimento das habilidades iniciais, proporcionar às crianças uma escolha centrada na diversão.
No que respeita às responsabilidades, à FPF e à AFB compete a definição dos conteúdos das unidades didáticas das aulas, elaborar dossiê das unidades didáticas de iniciação e aperfeiçoamento ao Futsal, disponibilizar kit básico com material pedagógico para as aulas, e proporcionar formação inicial ao professor responsável pelas atividades de enriquecimento curricular (AEC). Quanto à EMEC, compete-lhe  definir os agrupamentos e escolas onde o projeto será implementado, integrar o programa no projeto educativo da escola, assegurar a realização de 30 aulas para cada turma durante o ano letivo, e disponibilizar um monitor de atividades de enriquecimento curricular (AEC) para lecionar as aulas.
Recorde-se que já anteriormente tinha sido assinado idêntico protocolo de colaboração entre a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC) e a Federação de Andebol de Portugal /Associação de Andebol de Braga, cujo objetivo é a realização de um “Plano de Desenvolvimento do Andebol na área dos Agrupamentos de Escolas de Barcelos”.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt