Município de Barcelos em França no Seminário Transnacional “Património Cultural Imaterial e Cooperação Europeia”

O Município de Barcelos participou no Seminário Transnacional “Património Cultural Imaterial de Cooperação Europeia”, na reunião de encerramento da iniciativa LIVHES, cofinanciada pelo Programa Interreg Sudoe, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), de 29 a 31 de março, em Pau, Béarn, França. O encontro juntou os nove parceiros da iniciativa para avaliação do projeto de valorização do património cultural imaterial dos seus territórios e apresentação do guia metodológico desenvolvido.
O seminário transnacional de encerramento do programa europeu LIVHES decorreu na Câmara de Comércio e Indústria de Pau, aberto a todos os agentes públicos e privados que trabalham na promoção do património cultural, e contou com a intervenção muito esperada de Timothy Curtis, Secretário-Geral da Convenção da UNESCO para a Salvaguarda do Património Cultural Imaterial. Foram apresentadas também as experiências-piloto de cada parceiro do consórcio e realizaram-se duas mesas redondas relacionadas com o PCI, a digitalização e o papel da juventude.
O Município de Barcelos apresentou a plataforma de identificação, registo e inventariação digital de manifestações de PCI, como instrumento de empoderamento social disponibilizado à população e instituições para a valorização das suas manifestações, dos seus agentes e dos seus praticantes.
A iniciativa LIVHES responde a uma necessidade e a um desafio territorial partilhado pelas zonas escassamente povoadas do sul da Europa: encontrar e implementar novas formas de valorização do PCI promovido e reconhecido pela UNESCO, como instrumento para o desenvolvimento económico sustentável e para a coesão territorial.
Os parceiros envolvidos neste projeto são o Pays de Béarn, a Diputación de Teruel, a Diputación de Burgos, o Institut Català de Recerca en el Patrimoni Cultural (ICRPC), o Município de Barcelos, a Universidad Pública de Navarra, o CIRDOC – Institut Occitan de Cultura, a Communauté de Communes Pyrénées Haut Garonnaises e o Agrupamento Europeu de Cooperação Territorial do Rio Minho.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt