Jovens deputados discutiram projetos sobre património

“Debater, ter voz, participar na vida do Município”, esses são os grandes objetivos enunciados por Fernando Pereira, presidente da Assembleia Municipal de Barcelos, ao empossar a Assembleia Municipal Jovem do Concelho, numa sessão que contou com a presença de Mário Constantino, presidente do Executivo camarário, e das vereadoras Mariana Carvalho e Elisa Braga.
No decorrer dos trabalhos, ontem à tarde, no auditório Municipal de Barcelos, Fernando Pereira sublinhou a importância da Assembleia Municipal Jovem – “um projeto do Município” – na promoção da “cidadania ativa”, pelo que deve ser dada a possibilidade aos jovens de perceber quais são os seus direitos e os seus deveres, perceber como funciona o poder local, distinguir os órgãos executivos dos órgãos deliberativos”, e quais as funções de cada um. “Trata-se de um desígnio que o Município pretende implementar, que é o de fazer os jovens participarem nas políticas locais, daí a importância da Assembleia Municipal Jovem, um fórum que também tem a vantagem de aproximar os eleitos dos seus eleitores, promovendo assim uma ação política mais direta e de maior proximidade”.

Presidente da Câmara enaltece a Assembleia Municipal Jovem enquanto espaço de cidadania
O presidente da Câmara, Mário Constantino, também presente na sessão de ontem, enalteceu a realização desta iniciativa, afirmando que “em boa hora, a Assembleia Municipal decidiu realizar sessões para jovens, com o propósito fomentar o diálogo entre a juventude e os políticos”. Mário Constantino fez uma breve resenha da atividade municipal e “do exercício que é necessário fazer para gerir um plafond financeiro num município como o de Barcelos, o maior em número de freguesias, num território com uma área de cerca de 400m2, o que faz com que as necessidades sejam muitas e haja dificuldades de equipar e fomentar o desenvolvimento de todas, para que o concelho tenha mais coesão social.
Afirmando que estas sessões da Assembleia Municipal Jovem “vão-nos permitir perceber também quais são os vossos desejos, as vossas ambições, os vossos projetos, as vossas ideias”, o autarca disse que “a Câmara a Assembleia Municipal deve ser visto cada vez mais como um espaço de interação e de exercício de cidadania”, desafiando os jovens a alertar para o que está mal, mas igualmente a apresentar ideias e a serem tolerantes”.

O Património – projeto vencedor da 1ª Assembleia Municipal Jovem
Nesta 1º sessão, os jovens deputados municipais defenderam e votaram os seus projetos relativos ao tema “O Património”, trocando ideias, esgrimindo argumentos, tendo saído vencedor, votado por maioria, o projeto “ArqueoLab”, apresentado pelos representantes do Agrupamento de Escolas de Vila Cova.
O projeto vencedor visa a constituição de simuladores pedagógicos de arqueologia para jovens, capacitando-os para a necessária interpretação e valorização do território de Barcelos. O “ArqueoLab” visa ainda a constituição de equipas de colaboradores para a proteção, valorização e divulgação do património, bem com a organização de campanhas de escavação do património concelhio classificado ou em vias de classificação, em articulação com os serviços de arqueologia e academia.
O Presidente da Assembleia Municipal, Fernando Pereira, informou que o projeto “ArqueoLab” será debatido na Assembleia Municipal do próximo dia 30, com os representantes dos diversos partidos políticos, sendo depois transformado numa “Recomendação” e apresentado à Câmara Municipal,   no sentido de o Município o implementar.
Na segunda sessão da Assembleia Municipal Jovem, que se vai realizar no dia 27 de abril, vão participar os alunos do terceiro ciclo, das escolas do concelho.

Projetos discutidos e votados na 1ª Assembleia Municipal Jovem
– “ArqueoLab” I Agrupamento de Escolas de Vila Cova
– “Continuar Isabelinha” I Agrupamento de Escolas Vale D´Este
– “Trilhando História” I Agrupamento de Escolas Vale do Tamel
– “Barcelos – A História de uma lenda” I Conservatório de Música de Barcelos
– “Lendas em cena” I Escola de Tecnologia e Gestão de Barcelos – ETG
– “Pontes intermunicipais de Culturalidade” I Escola Profissional Profitecla
– “Jogo da “Glória” dos Caminhos de Santiago” – Etapa de Barcelos I Associação Comercial e Industrial de Barcelos – ACIB

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt