Prémio “Maria José Moura – Boas-Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2021”

A AQUALIBRI – Biblioteca Digital do Cávado foi distinguida a nível nacional com uma Menção Honrosa pela Direção-Geral do Livro, das Bibliotecas e dos Arquivos (DGLAB), no âmbito do Prémio “Maria José Moura – Boas-Práticas em Bibliotecas Públicas Municipais 2021” e cuja candidatura foi apresentada pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado.
Na atribuição desta Menção, o “júri considerou que se trata de um projeto com um grau de complexidade elevado, com uma forte componente na valorização do património e no envolvimento das comunidades. Valorizou ainda o facto de se tratar de um projeto desenvolvido por uma rede de bibliotecas que poderá servir de incentivo a outros projetos de rede”.
AQUALIBRI – Biblioteca Digital do Cávado está online desde março de 2022 e conta, atualmente, com 13.940 documentos e com cerca de 1.000 acessos por mês, diretamente no site. O projeto foi desenvolvido pela Rede Intermunicipal de Bibliotecas de Leitura Pública do Cávado (RIBCA), criada em 2018 no âmbito da Comunidade Intermunicipal do Cávado (CIM Cávado), englobando as bibliotecas municipais de leitura pública de Amares, Barcelos, Braga, Esposende e Vila Verde e o município de Terras de Bouro.
O acesso aberto à documentação foi o principal objetivo, bem como preservar e tornar acessível à comunidade o património bibliográfico e documental da região, constituído pelas coleções dos Fundos Locais das bibliotecas e por coleções particulares e arquivos familiares, associativos ou outros, bem como recursos de informação científica que não raras vezes se encontram dispersos e nem sempre acessíveis.
Financiada pelo programa PADES – Programa de Apoio ao Desenvolvimento de Serviços das Bibliotecas Públicas, promovido pela Direção-Geral do Livro, Arquivos e Bibliotecas, (DGLAB), a AquaLibri foi concebida com espírito colaborativo das bibliotecas públicas e participação cidadã, através da cedência de espólios pessoais, familiares, institucionais, de sua autoria ou propriedade patrimonial, proporcionando o acesso aberto à memória coletiva, permitindo também o autodepósito de documentação.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt