“Sebastianismo Revisitado” de Sam Abercromby

“Sebastianismo Revisitado”, de Sam Abercromby, é o tema da exposição de pintura que abriu, sexta-feira (16 de junho), na Casa do Vinho, sita na Praceta Rogério Calás de Carvalho, no Centro Histórico de Barcelos. Amante da nossa cultura, depois de uma dissertação pelo convento de Cristo e pelos Templários, Sam Abercromby apresenta-nos um conjunto de obras de pintura dedicadas ao Rei mais enigmático da história de Portugal – D. Sebastião.
Na exposição, o artista revisita o mítico soberano que desapareceu na batalha de Alcácer Quibir, no norte de África, e que um dia, numa manhã de nevoeiro, regressará para salvar o país de todos os seus problemas.
A exposição, que reúne 32 obras, vai ficar patente, na Casa do Vinho, até ao dia 30 de julho, e pode ser vista de segunda a sexta-feira das 10h00 às 12h30 e das 13h30 às 17h30.

Sobre o autor
Sam Abercromby é um australiano radicado em Portugal há várias décadas. Nasceu a 10 de junho (Dia de Portugal). É um pintor classicista, vive há 35 anos em Portugal. Iniciou a sua carreira trabalhando como designer gráfico em vários pontos da Europa e do sudoeste Asiático. Sam regressa ao seu país natal na década de 70, onde se dedica à pintura, acumulando ainda a função de professor. Durante o mesmo período, fundou e dirigiu uma cooperativa de artistas com 8 galerias, 6 estúdios, 5 lojas e 350 membros. Desde 1968, o artista já realizou 72 exposições individuais, 44 das quais em Portugal.

#cmb

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt