Dnd – Dia Arciprestal Barcelos

Barcelos viveu este sábado o designado “dia arciprestal”, integrado na vivência das pré-jornadas. Um dia que certamente ficará na memória de todos os barcelenses. Milhares de jovens invadiram as ruas da cidade, proporcionando um ambiente de alegria, música e sobretudo festivo.

 

A manhã possibilitou a cada um a visita aos principais pontos históricos da cidade, através do Roteiro do Maravilhoso Figurado. Junto aos paços do concelho, e com a presença da Vereadora da Juventude, Dra. Mariana Carvalho, do responsável do COA, Pe. Paulo Sá, do Arcebispo de Madrid, D. José Cabo Cano e do responsável da delegação de Madrid, Pe. Luiz Sanchéz, foram plantadas simbolicamente algumas árvores, realçando a marca que a Câmara Municipal quis deixar em todas as comunidades. A par desta marca ecológica, houve ainda oportunidade para, ao longo do dia, todos os jovens deixarem a sua assinatura/mensagem num galo criado propositadamente para esta ocasião e que ficará como legado destes dias.

A tarde proporcionou o contacto com as tradições, através da participação em ateliers com alguns artesãos locais e da visita à Feira do Artesanato, antecedida de uma arruada pela Fanfarra do Agrupamento CNE de Cossourado, que levou ao êxtase todos os que se encontravam no centro da cidade.

O momento alto deste dia aconteceu com a Celebração Eucarística, em plena Avenida da Liberdade e na presença de milhares de pessoas. Presidida pelo Arcebispo de Madrid, pelo seu bispo auxiliar, D. Jésus Vidal e pelo bispo da diocese francesa de Moulins, Monseigneur Marc Beaumont, e com a presença de dezenas de padres portugueses e estrangeiros. Inspirando-se na parábola do evangelho dominical, o presidente da celebração questionou cada um a pensar como se tinha encontrado com Jesus ao longo destes dias, desafiando os peregrinos a desfrutar do caminho das JMJ, mas cultivando uma atitude de busca, pois o objetivo é encontrar a pérola, o tesouro escondido em cada encontro, em cada doação. “O entendimento da fé é algo que ultrapassa a diferença de línguas ou culturas, mas que se dá no entendimento da experiência do encontro com as vidas dos outros cobertas e abraçadas por Deus através de nós.”

A terminar este dia a voz da Claudine Pinheiro somou-se às nossas num belíssimo momento de concerto e oração.

“Barcelos mostrou, uma vez mais, a força da sua voz, e certamente que os seus ecos permanecerão!”

#comiteorganizativoarciprestal

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt