Exposição “Genesis” de Jorge Cruz na Galeria Municipal de Arte

“Genesis”, do artista plástico Jorge Cruz, é o tema da exposição que abre amanhã, 22 de setembro, às 21h30, na Galeria Municipal de Arte. O artista, natural do Porto, vive em Barcelos e aqui tem dado expressão à sua virtualidade artística.
O trabalho de Jorge Cruz desenvolve-se num mundo paralelo, onde elementos e eventos de uma condição paradoxal povoam um espaço semelhante aos ambientes quotidianos que caraterizam este mundo.
Assumindo-se como uma representação em espelho, um novo plano de fantasia, que combina a realidade com elementos de caráter mitológico, onírico, metafórico, (…) os seus trabalhos apresentam-se como ponte entre os domínios da lógica e da imaginação, tendo na metáfora a principal ferramenta que visa a transferência e compreensão de conceitos de caráter abstrato ou pouco delineado, estabelecendo relações simbólicas e semióticas entre os mesmos, com outros elementos aparentemente distintos.
Promovendo a corporização de elementos difusos e estranhos, as narrativas apresentadas caraterizam-se pela romantização do fantástico, propondo, simultaneamente, um olhar expansivo sobre o quotidiano.
A exposição está patente até 22 de outubro, podendo ser vista de terça a sexta-feira, das 10h00 às 17h30, e aos sábados, domingos e feriados, das 14h00 às 18h00.

Sobre o autor
Jorge Cruz (Porto, 2000) vive em Barcelos e é licenciado em Artes Plásticas (Ramo de Pintura), pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto.
Com recurso a variadas técnicas da Pintura e do Desenho, o seu trabalho apresenta-se como uma perspetiva estética e conceptualmente compreendida entre os conceitos e fundamentos que foram estabelecidos pelo Surrealismo, bem como por todo conjunto de estilos e movimentos semelhantes que precederam este movimento vanguardista do século XX.
Assente numa representação de cariz realista, a sua obra descreve uma visão romantizada de um mundo fantasioso, do qual o artista tem acesso exclusivo, e onde aborda um conjunto de temas abstratos que, com o auxílio da metáfora, são possíveis de serem compreendidos, pela materialização que a mesma possibilita.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt