Artesanato de Barcelos na Exposição de Produtos Tradicionais Certificados

O artesanato de Barcelos está representado na “Exposição de Produtos Tradicionais Certificados”, patente no edifício da Assembleia da República. A mostra, promovida pela ACERTIFICA, foi inaugurada, ontem, pelo Presidente da Assembleia da República, Augusto Santos Silva.
Os artesãos barcelenses convidados pela organização a mostrar os seus trabalhos são António Ramalho (Figurado), Armando Braz (Olaria), e Glória de Jesus (Bordado de Crivo).
Na sua intervenção, Augusto Santos Silva salientou a importância das artes tradicionais portuguesas na afirmação e na diferenciação dos territórios locais e da cultura popular associada. Reiterou a importância dos processos de certificação na defesa e valorização das comunidades de artesãos e na salvaguarda sua identidade.


Teresa Costa, responsável pela ACERTIFICA, único organismo de certificação de produções artesanais tradicionais (…), referiu que o universo das 22 produções certificadas atualmente correspondem a mais de 150 UPA ‘s (artesãos) com produção certificada em todo o território nacional.
Na última mostra efetuada em 2015 na AR, existiam apenas 5 produções certificadas, pelo que a publicação da lei e o interesse demonstrado pelos Municípios no desenvolvimento da economia local e do emprego associado a este setor de atividade permitiram o aumento exponencial de produções artesanais certificadas, que atingirá cerca de três dezenas até final de 2024.
A cerimónia de inauguração contou com a presença de inúmeros representantes das entidades promotoras das produções, nomeadamente Olaria, Figurado e Bordado de Crivo São Miguel da Carreira – Barcelos; Filigrana de Portugal (Gondomar e Póvoa de Lanhoso); a Camisola Poveira – Póvoa de Varzim; Bordado de Tibaldinho – Mangualde; Barro Preto de Olho Marinho – Vila Nova de Poiares; a Louça Preta de Molelos – Tondela; Viola Beiroa e Bordado de Castelo Branco; o Boneco de Estremoz; Renda de Bilros de Peniche; Lenços de Namorados do Minho; Cantarinhas dos Namorados e Bordado de Guimarães; Traje à Vianesa e Bordado de Viana do Castelo; Rendas de Bilros de Vila do Conde; Junça da Beselga – Penedono; Viola Braguesa e Estanhos Artísticos de Bodiosa. Marcaram ainda presença os responsáveis pelas entidades envolvidas nos processos de certificação, nomeadamente o CEARTE, Portugal à mão, o Cindor, o IPAC, o INCN – Contrastaria, AIP – FIA, e os responsáveis do Grupo Valor do Tempo, com lojas exclusivas de produtos certificados (Figurado de Barcelos – O Valor do Tempo e Filigrana de Portugal – Joalharia do Carmo).
Esta mostra não seria possível sem a presença dos artesãos de todas as produções certificadas, com demonstrações das técnicas artesanais.

#cmb2023

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt