Estudantes de Mestrado do IPCA recebidos com mesa-redonda sobre o Mercado de Trabalho

O “Mercado de Trabalho em Tempos de Mudança” foi o tema que deu o mote à Sessão de Abertura dos Mestrados do Politécnico do Cávado e do Ave (IPCA), que decorreu hoje, no Campus do IPCA, em Barcelos.

A Presidente do IPCA, Maria José Fernandes, saudou os mais de 500 estudantes que ingressaram nos cursos de mestrado e de mestrado profissional, este ano, na instituição, cursos que, lembrou, “têm um cariz mais prático e orientado para a resposta às necessidades profissionais das organizações”.

Maria José Fernandes referiu que: “A formação ao longo da vida tem que ser encarada como um desígnio de desenvolvimento e crescimento pessoal e profissional, não restando dúvidas de que é um dos maiores desígnios nacionais”.

O Pró-Presidente do IPCA para a Investigação e Inovação, João Vilaça, apresentou, aos novos estudantes de mestrado, as oportunidades que o IPCA tem a este nível e projetos que estão já a ser desenvolvidos e onde se poderão integrar.

A sessão continuou com uma mesa-redonda sobre “O Mercado de Trabalho em Tempos de Mudança”, que contou com a participação de Manuel Carvalho da Silva, Coordenador do CoLabor e antigo dirigente sindical, Ângela Brandão, Corportate Business Director do Grupo Primavera/Cegid, Graça Coelho, CEO da Cachapuz/Bilanciai Group, e João Cerejeira, Professor e Investigador da Universidade do Minho. O debate foi moderador por Paulo Monteiro, Diretor do Jornal Correio do Minho.

Manuel Carvalho da Silva, na sua intervenção, lembrou a todos que “o Direito ao Trabalho não é um direito de segunda, é um Direito Fundamental, consagrado na Constituição portuguesa”, pelo que é necessário pugnar por condições favoráveis aos trabalhadores.

Os oradores fizeram uma resenha sobre as alterações que empresas e trabalhadores têm vindo a sentir, num mercado de trabalho cada vez mais mutável à conjuntura social e económica.

Os mais de 500 estudantes de mestrado que agora ingressaram no IPCA reforçam, assim, uma Comunidade Académica que ultrapassa já os 7000 estudantes, neste ano letivo de 2023-2034.

A sessão foi transmitida em direto na página de facebook do IPCA.

#ipca2023

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt