Município de Barcelos reforça ensino de Andebol nas escolas do 1.º ciclo do concelho

O Município de Barcelos vai reforçar a prática do Andebol nas escolas do 1.º ciclo dos Agrupamentos Escolares de Barcelos. Após o ano passado ter introduzido a modalidade nas AEC´s – Atividades de Enriquecimento Curricular, através de um protocolo de colaboração entre a Empresa Municipal de Educação e Cultura de Barcelos (EMEC) e a Federação de Andebol de Portugal/Associação de Andebol de Braga, este ano não só volta a ser estabelecida idêntica parceria, como vai chegar a mais escolas e mais alunos.

No ato da assinatura do protocolo realizado esta manhã, Paulo Alves, em representação do Município, afirmou que a Câmara de Barcelos está “muito satisfeita com os resultados obtidos”, daí que tenha decidido “a renovação deste protocolo”, alargando até o seu objeto, “permitindo assim levar o andebol a mais alunos”.
Por seu lado, Manuel Moreira, Presidente da Associação de Andebol de Braga, também demonstrou satisfação pela renovação da parceria, afirmando que “esta colaboração vai permitir ao maior concelho do distrito de Braga promover e desenvolver a prática do Andebol, modalidade que não existe em termos de competição no concelho de Barcelos, mas que a Federação Portuguesa e a Associação de Andebol de Braga estão empenhados no seu desenvolvimento”, tanto mais que “Barcelos tem todos os atributos para implementar a modalidade e criar clubes, e quem sabe formar jogadores de topo”.
Já Jorge Cruz, Presidente do Conselho de Administração da EMEC, assumiu a “mais-valia deste projeto para os alunos”, sublinhando que “começar a desenvolver esta modalidade junto dos mais novos nas escolas é um importante ponto de partida para o desenvolvimento integral dos alunos, mas também para potenciar a experiência de mais uma modalidade desportiva, no caso, o Andebol”.
Com a renovação do protocolo, vai haver mais escolas abrangidas, passando de 13 para 18 estabelecimentos de ensino, sendo a maioria fora do perímetro urbano, o que também aumenta o número de alunos, mais de meio milhar, que passam a ter a possibilidade de aprender e praticar Andebol.

Em relação ao primeiro protocolo, esta nova versão estabelece a organização de dois eventos de andebol (indoor ou outdoor), à imagem do FESTAND do final do ano letivo passado.

#cmb2023

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt