NÚCLEO TERRITORIAL DE BARCELOS PREOCUPADA COM MONUMENTO RENASCENTISTA

𝐈𝐍𝐈𝐂𝐈𝐀𝐓𝐈𝐕𝐀 𝐋𝐈𝐁𝐄𝐑𝐀𝐋 𝐁𝐀𝐑𝐂𝐄𝐋𝐎𝐒 :: 𝐌𝐎𝐍𝐔𝐌𝐄𝐍𝐓𝐎 𝐑𝐄𝐍𝐀𝐒𝐂𝐄𝐍𝐓𝐈𝐒𝐓𝐀 :: 𝐂𝐎𝐌𝐔𝐍𝐈𝐂𝐀𝐃𝐎:

Um povo sem memória é um povo sem história. A Iniciativa Liberal Barcelos considera inadmissível a forma como a Câmara Municipal de Barcelos tem tratado o monumento, concretamente o chafariz renascentista (1621), localizado no Largo do Apoio (junto dos Paços do Concelho).

Recorde-se que a estrutura cedeu, alegadamente, após a retirada dos adereços da festa Halloween organizada pela Câmara Municipal (partes dela encontravam-se no interior do chafariz). Atualmente, o referido monumento, enfeitado de luzes de Natal, continua sem a parte superior (pináculo).

Fontes bibliográficas (1) referem que este chafariz é atribuído ao Mestre Pedreiro João Lopes; e à sua volta, a Casa dos Carmonas, a Casa do Alferes Barcelense e a Casa do Santo Condestável D. Nuno Álvares Pereira. Caracterizado como monumento nacional, tem um soco de planta circular, constituído por um degrau de pedra, encimado por tanque, também circular, com bordo saliente. Ao centro, sobre base prismática, eleva-se coluna galbada suportando taça circular e coberta, ostentando cinco bicas carrancas,  encimada por alto pináculo, decorado na base por acantos e rematado por uma esfera (Foto 1). Este pináculo foi derrubado (Foto 2 e 3), danificado e continua a ser maltratado pelas autoridades municipais (Foto 4).

Haja memória e, acima de tudo, respeito pela História!

Foto: dr

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt