Rejeitada proposta de alteração ao Orçamento do Estado 2024 apresentada pelo Bloco de Esquerda pela construção do novo hospital de Barcelos

Comunicado BE Barcelos:

“No âmbito da discussão do Orçamento de Estado 2024, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda na Assembleia da República apresentou uma proposta de alteração que previa um maior investimento em hospitais, nomeadamente, “Até ao final do primeiro semestre de 2024, iniciam-se os procedimentos para a construção dos novos hospitais de Barcelos e do Algarve, (…) “.
Em sede de Comissão, no passado dia 24 de novembro, a proposta apresentada pelo Bloco de Esquerda foi rejeitada com os votos contra do Partido Socialista (PS) e a abstenção do Partido Social Democrata (PSD). Os restantes partidos votaram favoravelmente.
Infelizmente, a maioria absoluta do Partido Socialista continua a rejeitar propostas pela construção do novo hospital em Barcelos, sendo ainda de sublinhar o sentido de voto do PSD. Tanto PS como PSD, partidos que formaram, sucessivamente, Governos, têm falhado constantemente às necessidades das populações de Esposende e Barcelos.
Além disso, importa relembrar as palavras de José Luís Carneiro, o 1º candidato da lista do PS no distrito de Braga e atual Ministro do Administração Interna, que, em janeiro de 2022, em campanha para as eleições legislativas, com demagogia e irresponsabilidade política, assegurava que o novo hospital seria uma realidade a curto prazo para o qual já havia verba inscrita no orçamento do ministério da saúde. Com o chumbo da proposta de alteração apresentada pelo Bloco de Esquerda, confirma-se que as palavras de José Luís Carneiro não passaram de uma mera promessa eleitoral, vazia e enganosa.
A Comissão Coordenadora Concelhia de Barcelos do Bloco de Esquerda, lamenta que as populações de Barcelos e Esposende, cerca de 154 mil pessoas, sejam constantemente enganadas com promessas vazias e sucessivos adiamentos acompanhados de desculpas circunstanciais.
Enquanto a construção do novo hospital não acontece, as populações destes municípios continuam a não ter acesso aos cuidados hospitalares de que necessitam e aos quais têm direito.

O Bloco de Esquerda irá continuar a acompanhar esta situação com proximidade, sabendo que Barcelos precisa ter um hospital funcional, capaz de dar resposta diferenciada e de qualidade aos utentes da sua área de referenciação.”

A Comissão Coordenadora Concelhia do BE Barcelos

Foto: BEB

Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt