Presépio Movimentado da Pousa mantém viva a tradição de Natal

Os 800 anos da criação do primeiro presépio, por S. Francisco de Assis, são o mote para o Presépio Movimentado da Pousa, em Barcelos, este ano. Abre ao público no próximo domingo, dia 17 de dezembro, pelas 10h, na casa da família Vilaça.

Dezenas de bonecos movimentados dão vida a vários quadros que retratam as tradições, os ofícios, os usos e costumes de Portugal. Conta ainda com vários bonecos de barro, do tradicional presépio português, feitos pelas mãos de artesãos barcelenses.

No Presépio Movimentado da Pousa, os visitantes podem admirar ainda a representação de alguns dos monumentos mais importantes da freguesia, como a igreja paroquial, a capela de Nossa Senhora da Esperança, a escola primária e a festa que acontece em agosto.

No domingo, para além da inauguração, o presépio, em colaboração com a Associação GPP, organiza uma caminhada solidária de Natal, pela Pousa, com o objetivo de recolher bens alimentares, para as pessoas mais carenciadas da freguesia. Durante a edição, serão dinamizadas várias atividades, como momentos culturais, o já tradicional “bananeiro” e outras novidades.

Este ano, o presépio movimentado integra a “Rota dos Presépios”, dinamizada pelo Município de Barcelos, que visita alguns dos presépios construídos no concelho.

A entrada é gratuita e o presépio pode ser visitado até ao dia 7 de janeiro, a 200 metros da capela de Nossa Senhora da Esperança.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt