Exposição “Traços de contemporaneidade na Cerâmica de Barcelos”

Abre ao público, amanhã (12 de janeiro), pelas 17h00, na Torre Medieval de Barcelos, a exposição “Traços de contemporaneidade na Cerâmica de Barcelos”- composta por louças d’ A Tulipa – Cerâmica Decorativa.
Esta mostra pretende dar a conhecer a vertente mais moderna da cerâmica de Barcelos, uma produção com excecionais coleções de louça utilitária e decorativa, onde a qualidade e a inovação são os elementos fundamentais para alcançar o sucesso.
Sendo a olaria uma produção artesanal identitária do território barcelense, e com o intuito de promover, valorizar e preservar esta louça tão característica do concelho, o Município de Barcelos tem vindo, desde 2018, a realizar exposições dedicadas à louça regional de Barcelos.
Este ano pretende-se dar a conhecer um outro registo de louça utilitária, também um produto local, mas com uma conotação contemporânea, tendo-se optado pela cerâmica “A Tulipa”, uma unidade com pergaminhos na identidade cerâmica local.
A exposição “”Traços de contemporaneidade na Cerâmica de Barcelos” está patente até 10 de março, na Torre Medieval de Barcelos, e pode ser visitada de segunda a sexta-feira, das 9h30 às 17h30; e aos sábados, domingos e feriados, das 10h às 13h e das 14h30 às 17h30. A entrada é livre.

Cerâmica “A Tulipa”
Sediada na freguesia de Manhente, a Tulipa foi fundada por Manuel Oliveira, em 1976. À semelhança da maioria das empresas cerâmicas do concelho, o tipo de produção variava consoante as necessidades do mercado. Iniciou-se com a produção de figuras/ bibelôs, no entanto eram peças muito trabalhosas, pelo que posteriormente começaram a fazer peças decorativas mais simples em faiança e terracota.
Hoje, “A Tulipa” está sobretudo sob a gerência de António Oliveira, um dos seis filhos de Manuel Oliveira que, com uma vasta experiência no setor, pretende adaptar os produtos e conhecimentos às necessidades dos seus clientes e tendências do mercado, garantindo sempre a máxima qualidade e rigor. Praticamente toda a produção é exportada para a Europa, fundamentalmente para a Alemanha, um mercado deveras muito exigente.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt