“Contarolar Histórias” arrancou hoje em Barqueiros

“Um brilhozinho nos olhos” de mão dada com um sorriso na face mostrava bem a satisfação dos alunos da turma do Centro Escolar de Barqueiros que receberam a primeira ação do programa “Contarolar Histórias”, promovido pelo pelouro da Educação do Município de Barcelos.
Esta iniciativa faz parte de uma trilogia de programas educativos que estão a ser desenvolvidos no âmbito do projeto “Hocus Pocus”, destinado a levar às escolas os avanços da investigação e da ciência nas últimas cinco décadas, especialmente no âmbito da literacia e do processo de aprendizagem da leitura e da escrita, proporcionando uma abordagem prática com o corpo docente dos diversos Agrupamentos escolares do concelho de Barcelos.
O objetivo primordial do programa é fomentar o desenvolvimento profissional do corpo docente e, consequentemente, elevar a qualidade da educação, especialmente nos primeiros níveis do sistema educativo, abrangendo a Educação Pré-Escolar (EPE) e o 1.º Ciclo do Ensino Básico.
 
Programas educativos disponíveis para a comunidade escolar:
 
Contarolar Histórias
É uma oportunidade de promover a compreensão leitora e de lançar a semente da escrita criativa nas crianças e destina-se a alunos do 2.º e 3.º anos dos Agrupamentos de Escolas de Barcelos.
As sessões decorrem em contexto escolar, em sessões que têm uma duração aproximada de 60 minutos. Os dinamizadores apresentam e cativam as crianças com a narração e o canto de uma história.
 
Jogar a Aprender, Aprender a Jogar
“Caixa de Jogos Tradicionais”: promover o jogo lúdico como terreno privilegiado de aprendizagem. O objetivo é que as crianças pratiquem de forma regular, durante o ano letivo, os vários jogos contidos na “Caixa de Jogos Tradicionais”, distribuída a todas as salas do pré-escolar e do 1.º ciclo do Ensino Básico. Nesta atividade, formadores especializados promovem oficinas em contexto de turma ou espaço recreio, com a duração de 60 minutos, dinamizando os jogos em cooperação com os educadores/professores/assistentes operacionais, tendo em conta as suas especificidades e regras.
 

MATMATIKAR
Contar uma história a pequenos ouvintes, com personagens de encantar e muita matemática à mistura. Em articulação com os objetivos do programa “HYPATIAMAT”, o MATMATIKAR pretende promover o interesse e o gosto pela matemática.
As sessões destinam-se a turmas do 1.º ciclo do Ensino Básico inscritas no HYPATIAMAT e serão implementadas nas escolas, em contexto de turma, numa sessão de duração aproximada de 60 minutos.

#cmb2024

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt