Exposição Quem és tu?, do Teatro D. Maria II, em Barcelos

A inauguração na Galeria Municipal de Arte e Theatro Gil Vicente acontece já na próxima sexta-feira,
 dia 9 de fevereiro, às 18h00

 

Depois de ter percorrido 8 concelhos de Portugal continental e ilhas, desde março de 2023, a exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, com curadoria de Tiago Bartolomeu Costa, apresenta-se em Barcelos, na Galeria Municipal de Arte e Theatro Gil Vicente, de 9 de fevereiro a 2 de março.
Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, organizada pelo Teatro Nacional D. Maria II, e desenvolvida em parceria com a Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril e o Museu Nacional do Teatro e da Dança, estabelece ligações entre a prática artística e o seu contexto político e social, acompanhando a história do Teatro ao longo de quase 100 anos, desde 1929 até à atualidade.
A concessão do Teatro Nacional D. Maria II à Companhia Rey Colaço-Robles Monteiro acompanhou 45 dos 48 anos da ditadura do Estado Novo. Nesse período, o teatro português desenvolveu-se, afirmou-se e definiu-se na relação com o regime. Recuperando a relação da companhia Rey Colaço-Robles Monteiro com o território nacional, esta exposição pensa as relações entre os espetáculos apresentados e as diferentes camadas de representação (do país, da sociedade, do teatro e dos regimes políticos), potenciando a perceção pública de uma certa ideia de (e para o) teatro nacional, tanto enquanto edifício, como na sua missão.
A partir de materiais documentais – figurinos e trajes, fotografias, registos sonoros e audiovisuais, programas, objetos de cena, imprensa –, produz-se um comentário crítico à história social e política que o país construiu, observando a permeabilidade e a resistência do teatro a essas realidades.
inauguração da exposição terá lugar na Galeria Municipal de Arte, na próxima sexta-feira, dia 9 de fevereiro, às 18h00, seguida de uma visita guiada com o curador, Tiago Bartolomeu Costa, e logo depois no Theatro Gil Vicente. Da programação da exposição Quem és tu? – Um teatro nacional a olhar para o país, fazem ainda parte visitas guiadas – dia 9 de fevereiro, às  18H30, e dia 2 de março, às 15h,  na Galeria Municipal de Arte e Theatro Gil Vicente -, uma oficina para famílias, no dia 17 de fevereiro, às 10h30, com coordenação de Vera Santos, e um debate, a 2 de março, às 17h, sobre as relações entre a memória do teatro e do país, moderado por Tiago Bartolomeu Costa, comissário da exposição, e organizado em colaboração com a Comissão para as Comemorações dos 50 anos do 25 de Abril.

Zoo Story e Laboratório Zoo Story
O Theatro Gil Vicente recebe a peça Zoo Story, no dia 9 de fevereiro, em duas sessões: às 10h30, destinada ao público escolar e, às 21h30, para o público em geral.
O argumento é baseado numa peça de Edward Albee que Marco Paiva pega e transcreve para língua gestual portuguesa.
A partir da peça Zoo Story e da sua proposta de encenação, Marco Paiva coordena este laboratório de teatro, composto por ações de sensibilização junto dos mais novos e conversas com o público depois de cada sessão do espetáculo. “Podemos entrar?” destina-se a alunos do 3.º ciclo e acontece no dia 8 de fevereiro nas escolas do concelho; e “Conversas depois de um espetáculo para preparar o futuro”, no dia 9, logo após a peça de teatro.

SOBRE O TEATRO NACIONAL D. MARIA II
Fundado em 1846, o Teatro Nacional D. Maria II, E.P.E. é uma instituição central no panorama teatral português, comprometida com a sua missão de serviço público, que integra a promoção da democracia cultural e a realização do potencial cultural do nosso país e das suas pessoas. O TNDM II produz, coproduz e acolhe, por ano, cerca de 50 espetáculos e centenas de outras atividades, num total superior a 700 sessões, para mais de 100.000 espectadores. Procura ativamente envolver cada vez mais pessoas na sua programação, através de múltiplas iniciativas desenhadas para todos os tipos de públicos, com particular atenção a crianças e jovens e pessoas com necessidades específicas. Trabalha em prol da valorização da criação nacional e das classes profissionais artísticas e técnicas que a suportam, com equipa permanente de cerca de 90 pessoas, colaborando com centenas de artistas e outros profissionais da cultura. Apresenta os seus espetáculos nas suas salas no Rossio, em Lisboa, e em digressão nacional e internacional.
Em 2023 iniciou um projeto inédito de coesão territorial através da arte teatral, a Odisseia Nacional, que, em parceria com mais de 90 municípios de todo o continente e ilhas, promove centenas de atividades, entre espetáculos (Programa Peças), projetos de participação (Programa Atos), atividades para todos os níveis de ensino (Programa Frutos), ações de formação para profissionais da cultura (Programa Nexos), eventos de pensamento (Programa Cenários) e uma exposição itinerante. A Odisseia Nacional conta com a participação de dezenas de estruturas artísticas, de profissionais e de múltiplos parceiros públicos, privados e do terceiro setor, de todo o país.

#cmb2024

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt