Semana Gastronómica do Galo, dos Rojões e Papas de Sarrabulho

O melhor da cozinha barcelense vai estar nas mesas dos restaurantes do concelho, de 8 a 17 de março, no âmbito da Semana Gastronómica do Galo, que compreende o Fim de Semana do Galo e o Fim de Semana dos Rojões e das Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos, pratos identitários da gastronomia local, que levam à mesa e dão a saborear e a conhecer estas iguarias tradicionais.
O primeiro prato a ser servido, de 8 a 10 de março, nos 40 restaurantes aderentes a esta iniciativa do Município, é o Galo, apresentado à mesa na sua forma gastronómica mais tradicional, “à Moda de Barcelos”, ou seja, recheado, assado e acompanhado com batatas e arroz. Mas também pode usufruir do arroz pica no chão, do galo estufado, ou do galo à Primavera acompanhado com o tradicional arroz de merendeiro.
Já no segundo fim de semana, de 17 a 19 de março, os Rojões e as Papas de Sarrabulho à moda de Barcelos estão em destaque nos 40 restaurantes participantes.
Esta iniciativa, além de dar a provar os sabores com tradição, pretende também promover experiências do mundo rural ligadas ao vinho e ao turismo no espaço rural, associando gastronomia, cultura e tradições. Assim, paralelamente às Semanas Gastronómicas, a Câmara Municipal desenvolve um programa de animação que inicia no dia 9, às 10h30, com uma Arruada pelo Grupo Folclórico da Casa do Povo de Rio Côvo Santa Eugénia, no Centro Histórico de Barcelos. Às 14h00, é a vez da “Rota Criativa do Vinho e da Vinha”, com visita ao Vinho TAU!, em Fonte Coberta. As inscrições são grátis e limitadas até 2 de março para [email protected] ou 253 811 882.
No dia 15 de março, às 19h00, no Café-Concerto do Theatro Gil Vicente, é a vez de Conversas Vínicas. As inscrições são grátis e limitadas até 2 de março para [email protected] ou 253 811 882.
No dia 16 de março, a manhã inicia com uma Arruada pelo Grupo de Danças e Cantares de Barcelos, no Centro Histórico de Barcelos.
O programa de animação da Semana Gastronómica encerra no dia 17 de março, com o programa Caminhar para conhecer Barcelos “PR4 BCL – Trilho da Poças”, que irá percorrer as freguesias de Creixomil e Mariz, mas também uma pequena parte da U.F de Tamel Sta. Leocádia e Vilar do Monte. A inscrição é obrigatória e limitada para [email protected] ou 253 811 882.


Restaurantes aderentes:
Abel Martins (Várzea); Alma dos Reis (Igreja Nova); Ávila (Vila Seca); Babette (Barcelos); Bagoeira (Barcelos); Belchior (Campo); Belo Horizonte (Rio Côvo Sta. Eulália); Bom Gosto (Arcozelo); Cantinho D’Armanda (Silva); Casa dos Arcos (Barcelos); Casa Eduardo (Milhazes); Casa Sêmea (Arcozelo); Chuva (Barcelinhos); Cozinha Regional de Barcelos (Várzea); Dom Carlos (Silva); Faty Ferros (Arcozelo); Fina Mesa (Grimancelos); Furna (Barcelos); Galliano (Barcelos); Gosto Muito (Barcelos); Manjar das Estrelas (Várzea); Maria de Medros (Barcelinhos); Messias (Galegos S. Martinho); Muralha (Barcelos); Os Mouros (Arcozelo); Pedra Furada (Pedra Furada); Restaurante Pérola (Barcelos); Restaurante O Cruzeiro “O Rabeca” (Gilmonde); Rústico (Mariz); Solar das Fontes (Várzea); Sonho do Cávado (Manhente); Taberninha O Chico (Perelhal); Taberna do Armindo (Remelhe); Taberna “O Manhoso” (Tamel S. Veríssimo); Taberna Lopes (Gilmonde); Tasca da Ponte (Barcelinhos); Tasquinha O Telheiro (Viatodos); Três Marias (Barcelos); Tropical (Várzea); e Vera Cruz (Barcelos).

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt