O projeto Estilhaços atuam, na sexta-feira, em Barcelos. O quarteto apresenta o novo álbum “Estilhaços de Escuridão”, no Theatro Gil Vicente.
“Estilhaços de Escuridão” é o quarto e mais recente álbum de Estilhaços, que parte de um novo espetáculo criado para o festival literário Correntes d’Escritas, em 2020, que teve a colaboração da documentarista sonora Sofia Saldanha (1975 – 2022).
Estilhaços nasceu como um espetáculo de ‘spoken word’, em que Adolfo Luxúria Canibal lia alguns textos e poemas do seu livro homónimo acompanhado ao piano e outros teclados por António Rafael. Mais tarde, o projeto passaria a contar com Henrique Fernandes, no contrabaixo, e Jorge Coelho, na guitarra, altura em que editam o primeiro disco homónimo, em 2006.
O segundo trabalho, “Estilhaços e Cesariny” (2011), surge através de um convite da Fundação Cupertino de Miranda – museu do surrealismo, onde são convidados a preparar uma homenagem ao poeta Mário Cesariny. Em 2012, o desafio de comporem pequenas peças a partir dos livros da coleção “O filme da minha vida”, onde vários ilustradores interpretam graficamente os filmes que os marcaram, dá origem ao novo espetáculo “estilhaços cinemáticos” e a um disco com o mesmo nome.
Este é o concerto que encerra mais um trimestre do triciclo, que regressa, em abril, para mais três meses de música nova.
Bilhetes disponíveis na bilheteira do Theatro Gil Vicente, BOL e locais habituais.
Rádio Cávado
A voz de Barcelos
102.4 fm
radiocavado.pt