CMB e ACIB assinam memorando de Entendimento para o setor têxtil na presença de dezenas de empresários

“CIDADE DO TEXTIL, DA MODA E DO LUXO” um marco importante para o setor têxtil

Assinou-se um Memorando de Entendimento para o Setor Têxtil, entre a Acibarcelos – Associação Comercial e Industrial de Barcelos e do Vale do Cavado e a CMB – Câmara Municipal de Barcelos pelas 14h30, no Salão Nobre da Câmara Municipal de Barcelos.

João Albuquerque, o Presidente da ACIBARCELOS, referiu na sua intervenção que este Memorando de Entendimento é de vital importância para os passos seguintes em defesa do sector do têxtil e vestuário no nosso concelho e na região. Referiu que as duas entidades estão empenhadas em ajudar a potenciar o setor e que estão a fazer diligências com parceiros estratégicos como a AICEP, no sentido de defender as empresas do sector têxtil solicitando mais apoios e medidas.

“Pretende-se dar solidez à nossa Indústria Têxtil” que tem uma representatividade muito forte pois a dependência do concelho fase à Indústria Têxtil é de 70% e não podemos ficar indiferentes.

Salientou a importância do setor têxtil como motor da economia do concelho, da região norte e do próprio país e a importância das parcerias e dos projetos conjuntos no sentido de ajudarem as empresas a explorarem o seu potencial.

João Albuquerque termina a sua intervenção referindo que com a assinatura deste memorando “é feita a consolidação da vontade mútua entre CMB e ACIBARCELOS, em apoiar e apostar neste setor”.

Seguidamente interveio, Mário Constantino, Presidente da Câmara Municipal de Barcelos que referiu que se trata de um momento importante e que vem na sequência de “o que fazer em prol da alavancagem do setor têxtil que emprega 50% da população do concelho”. “A Indústria de Barcelos é o motor do desenvolvimento do concelho, daí a nossa preocupação em trabalhar em rede.” A Câmara Municipal encomendou um estudo de levantamento de necessidades em conjunto com a Universidade do Minho para conhecer a realidade”.   No seguimento da deteção por parte da ACIB e da Câmara Municipal da necessidade em apoiar o sector têxtil foi realizada reunião com os presidentes do Quadrilátero que apresentam necessidades semelhantes, tendo sido realizadas também reuniões com o Ministro da Economia e Ministra da Coesão no sentido de conseguiram apoio e respostas

Na sua intervenção, o Senhor Professor Ricardo Simões, em representação do Senhor Presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, destacou a atitude das empresas do setor têxtil que tiveram a capacidade de se reconfigurarem e de apostarem na diferenciação, na sustentabilidade e inovação.

Neste memorando de entendimento ficou formalizada a vontade da Câmara Municipal de Barcelos em colaborar, de forma leal, coordenada e recíproca na implementação, no concelho de Barcelos, do projeto industrial e internacional promovido pela ACIBARCELOS, e um conjunto de parceiros empresariais e institucionais através de diferentes modelos de parceria e empresariais e denominado CIDADE TEXTIL, DA MODA E DO LUXO.

Para o efeito, ficou espelhado neste memorando que a Câmara Municipal de Barcelos se compromete, entre outras ações, em benefício do concelho, a declarar este projeto “de especial interesse municipal” considerando o seu impacto positivo na promoção do emprego, nas exportações, na competitividade do concelho e do país, na consolidação do sector têxtil e no fomento da capacidade industrial local e nacional.

A Câmara Municipal de Barcelos, neste memorando de entendimento, reconhece, ainda o impacto económico positivo que este projeto terá para o concelho, e com isso manifesta a sua disponibilidade para estudar as eventuais isenções que dentro dos limites legais pode conceder a este investimento.

Por outro lado, a ACIBARCELOS, neste memorando de entendimento, compromete-se no concelho de Barcelos, com este projeto, a potenciar a captação de recursos financeiros privados e de apoios públicos e comunitários que assegurem a maximização do potencial do sector e do seu impacto económico e social.

É intenção da ACIBARCELOS dinamizar o projeto no sentido de mobilizar todo o sector no concelho e na região criando condições físicas e imateriais e criar o CÍRCULO DE EMPRESARIOS- CLUBE DE EXPORTADORES no intuito de reforçar as capacidades exportadoras e a cooperação empresarial.

O Memorando de Entendimento é o elemento essencial para o arranque das novas medidas de apoio ao sector Têxtil em Barcelos, e na região, e constitui o lançamento da estratégia para a concretização da Cidade Têxtil e da Moda.

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt