Programação de maio e junho no Theatro Gil Vicente

Maio – o mês do ciclo de cantautores

Sérgio Godinho, Mayu e Dino D’Santiago são alguns dos nomes fortes da programação do Theatro Gil Vicente para o mês de maio, um mês dedicado aos CANTAUTORES. Sérgio Godinho canta a 18, Dino D’Santiago no dia 17 e Mayu a 16.
No entanto, a programação musical de maio arranca logo no dia 9 com a pianista Zoe Rahman, um espetáculo inserido no “Ciclo Jazz ao Largo”. No dia 10, é a vez do espetáculo de Julius Gabriel, no âmbito do ciclo de concertos do ‘triciclo’, e, no dia 11, há fado com Maria Emília, pela PG Booking. Todos estes concertos têm início às 22h00.
Também em maio estão de regresso as sessões de humor. No dia 8, às 21h30, há stand-up comedy “Voz de Cama ao Vivo”, apresentado por Vânia Graça (psicóloga/sexóloga) e Ana Markl (comunicadora). A sessão tem um custo de 12,50€ e é produzida pela Força de Produção.
No cinema, a Associação Zoom – Cineclube continua a levar a levar películas ao grande ecrã do Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 7, pelas 21h30, o filme “O Desprezo”, de Jean-Luc Godard; enquanto no dia 21 sobe à tela o “O Amor Louco”, de Jacques Rivette.
Da arte da tela para a arte da performance, o dia 25, às 21h30, está reservado à estreia da performance “Não tenho terra nos sapatos”, protagonizado por Magda & Miguel F. Entretanto, os mais novos podem entrar no reino da fantasia, assistindo, no dia 19, à peça “Um Submarino em Marte”, pela Imaginar do Gigante.
Serviço Educativo
Ainda no capítulo de Teatro, a programação de junho reserva os dias 7 e 14 de maio para o Serviço Educativo, com sessões das peças: “Tik-Mat-Tok”, pelo Teatro Educa. No dia 14, com duas sessões, às 10h30 e 14h30, a peça “Os Músicos de Bremen”, pel’ A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos. Nos dias 28 e 29 de maio, é a vez do Plano Nacional de Cinema, com o filme “A Liberdade traz Responsabilidade”.
Fora de Portas
Na programação “Fora de Portas”, no âmbito do ciclo de concertos ‘triciclo’, a Sede da Junta de Freguesia de Barcelinhos recebe “Gator, The Alligator + Peenoise, às 22h00, no dia 24 de maio.
 

Junho: Língua – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias
São catorze os espetáculos que ao longo do mês de junho se vão realizar no Theatro Gil Vicente. O grande destaque da programação vai para o Língua – Festival Internacional de Teatro em Línguas Minoritárias que decorre, em Barcelos, de 7 a 10 de junho.O ciclo de programação “Em Família no TGV”, com as tardes de domingo a serem dedicadas aos mais novos, chega ao palco do Gil Vicente no dia 2, às 16h, com a peça “Commedia a la Carte Kids”, pela companhia Aquele Abraço, com duas sessões: 16h00 e 18h00; no dia 16, com a peça “Tom Sawyer – O Musical” pela Art’ é Vida, também com sessão dupla: 16h00 e 18h00. Entretanto no dia 30, às 10h00 e às 12h00, há lugar para duas sessões de teatro para bebés (dos 0 aos 3 anos) com a peça “Ateliê – De que cor são os sonhos?.
Mais teatro, mas desta feita para todas as idades, com a encenação das peças: “Anfitrião, uma comédia segundo Moliére” pela CTB- Companhia de Teatro de Braga, no dia 14, pelas 21h30, e nos dias 28 e 29, também às 21h30, a peça “Amigos com Benefícios” pelo Teatro Dramax Oeiras, uma comédia familiar divertida protagonizada pela atriz Sofia Alves e que conta ainda com Diogo Lopes e Filipe Matos no elenco.


Cinema, Dança e Música
A Associação Zoom – Cineclube continua a levar o cinema ao Theatro Gil Vicente. Desta feita, vai ser exibido, no dia 4, o filme “O Som do Nevoeiro”, de Hiroshi Shimizu, e, no dia 18, “Sessão Dupla” com: “A Tragédia de Bushido” e “O Monge Apostador”.  Ambas as sessões têm início às 21h30 e entrada paga.
Da arte da tela para a arte da dança, a programação de junho do Theatro Gil Vicente inclui o espetáculo “Volta ao Mundo”, pela Escola de Dança EDOC, no dia 23 de junho, às 18h00.
Na música, pode ainda assistir ao espetáculo “5.ª Punkada + Documentário” pelos Omnichord, no dia 21, às 21h30. No dia seguinte, 22, às 22h00, é a vez do espetáculo “Labirinto” pela banda L-Blues.
No âmbito do Serviço Educativo do triciclo, pode assistir ao espetáculo de música e teatro “Quem Fui, Hoje”, no dia 15 de junho, às 22h00, com João Gigante + Teatro de Balugas.
Fora de Portas
Na programação “Fora de Portas”, do ciclo de concertos ‘triciclo’, o Campo 5 de Outubro (Jardim Velho) recebe a dupla “Raposa”, no dia 23 de junho, às 18h00. Oriunda de Pontevedra, esta dupla compõe música original que evoca harmonias que pertencem ao passado, a locais exóticos e em língua própria.
Nota: Os bilhetes para assistir aos espetáculos no Theatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

Rádio Cávado

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt