Procissão deslumbra com as suas 89 cruzes

É o momento de maior solenidade da Festa das Cruzes.
A procissão das Cruzes é um dos momentos mais importantes da primeira grande romaria do Minho e como é habitual arrastou, na tarde de quarta-feira, feriado municipal, milhares e milhares de pessoas ao centro de Barcelos.

Pelas ruas da cidade desfilaram as 89 cruzes das 89 paróquias do concelho. Além do simbolismo religioso, é também um espetáculo cénico muito bonito de se ver e por isso mesmo atrai uma verdadeira multidão.
O bom tempo que se fez sentir também ajudou à forte adesão. Todas as freguesias e entidades preeminentes estiveram representadas neste cortejo que teve início na Igreja Matriz e terminou no largo do templo do Bom Jesus da Cruz com sermão.
Sendo as Cruzes uma festa de origem religiosa (apesar de também se revestir de um cariz popular), a procissão é uma marca identitária forte e assume uma posiçao central no programa. Na procissão houve alusão ao centenário das aparições de Fátima e voltou a ser apresentada a bíblica escrita à mão por mais de 600 barcelenses que tinha sido mostrada pela primeira vez no ano passado.

Deixe um comentário