Começou atribulado mas foi “um ano fora de série”

Em quatro anos de Futebol Popular, o Fragoso já foi por duas vezes campeão da Segunda Divisão. Ganhou o campeonato em 2014/2015, mas na época seguinte não se aguentou no principal escalão do futebol concelhio, ao qual agora regressa com novo título.

O presidente do Fragoso, Carlos Martins, de apenas 27 anos, admite que o título não fazia parte dos planos no início da época: “Isto começou atribulado. Em julho o Fragoso corria riscos de não estar representado no Popular. Ainda existiam assembleias gerais extraordinárias para encontrar uma direção. Foi encontrada uma solução e a partir daí continuamos a construir projeto garantimos uma peça fundamental que era o treinador. Começámos a construir a equipa e focámo-nos principalmente nas condições do recinto. Tudo começou a bater certo e culminou no resultado desportivo que todos queríamos alcançar”.
O treinador Vítor Oliveira, que partilha o nome com o maior perito em subidas no futebol nacional, assume que “numa fase inicial a gente não pensava tão alto, mas com uma direção jovem e com um presidente muito empenhado, começaram a juntar-se as condições para fazer este campeonato”.
O Fragoso ficou em primeiro com 79 pontos, mais sete que o segundo classificado, o Feitos, e foi a única equipa que não perdeu em casa. “Os números demonstram por si o que foi a época”, considera Vítor Oliveira, confessando que “não estava à espera de resultados tão bons”.
“Foi uma experiência nova, a direção endereçou-me o convite e fez questão que fosse treinador. De início ainda estava a aprender mas tivemos o cuidado de fazer um grupo coeso com 90 e tal por cento de jogadores da terra”, sublinha o técnico, também ele de Fragoso. “Dá-me um certo alento representar as cores da minha terra”.
Fundado em 1965, o Fragoso é um clube com muita história e glórias no Futebol Federado. Foi campeão por duas vezes na Associação de Futebol de Viana do Castelo (1977 e 1987) e uma outra já na Associação de Futebol de Braga (99). Após um interregno de alguns anos, regressou em 2013 e ingressou no Campeonato Popular. Na época seguinte já somava um título. Agora outro.
O objetivo passa por não voltar a cair da Primeira Divisão tão cedo. Vítor Oliveira admite continuar como treinador: “Uma vez que consegui a subida de divisão há a vontade de continuar, porque gosto do Fragoso, é o clube da minha terra e quem sabe para o ano a gente dá continuidade”.
O presidente sublinha que a ideia da direção é “dar continuidade ao projeto”. “Queremos fazer melhoramentos no recinto”, esclarece Carlos Martins, dedicando o título “a toda a massa associativa”. E recorda a festa aquando da conquista do título, alcançada em Vilar do Monte: “Tínhamos uma caravana de dois quilómetros que encheu a estrada até Fragoso”. “Foi um ano fora de série”, conclui o presidente.

Deixe um comentário