Mais do que competir, incutir valores às crianças

O Milhazes foi o campeão do Popular no escalão de benjamins. Um título que deu “brilho” à época que agora termina, sublinha o presidente Adelino Amorim: “Foi um trabalho de quatro anos. Agradeço aos treinadores e diretores dos benjamins que pegaram nesta equipa há três anos e fizeram dela campeã. Quero agradecer também aos pais e mães pelo trabalho que tiveram de andar com os jogadores de freguesia para freguesia e a disponibilidade para todas as semanas levarem os jogadores aos treinos e apoiarem os filhos”.

A equipa foi orientada pelo treinador Manuel Marques. Ganhar é sempre bom, mas nestas idades o mais importante é mesmo incutir os valores do “fair play, respeito pelo adversário e pelo árbitro”, refere Adelino Amorim. “Quem está do outro lado durante o jogo é um adversário, mas antes e depois do jogo é um amigo. É essa filosofia que tentamos incutir nos jogadores”, acrescenta.
E além disso, continua o presidente do Milhazes, “há o convívio entre os pais dos jogadores, muitos não se conheciam e começaram a organizar-se, a falar uns com os outros. Não é só para os miúdos também é para os pais”.
O Milhazes tem campo de futebol de cinco com relvado sintético. “É uma grande ajuda. Temos o objetivo de cobrir a bancada, que é o que nos falta para ser um dos melhores campos a nível do concelho”.
Para já, o clube fundado em 1994 tem apenas benjamins, mas “possivelmente” irá criar outros escalões acima para que estes pequenos campeões possam continuar a jogar com o mesmo emblema ao peito.
No Milhazes jogam sobretudo atletas da própria freguesia, mas também das vizinhas e que, desde 2013, estão unidas: Vilar de Figos e Faria. “Antes de ser uma União de Freguesias, já tínhamos alguns jogadores de Faria e um ou outro de Vilar de Figos. Temos um ou outro jogador de Vila Seca e Fornelos, mas o grande número é de Milhazes”, aponta Adelino Amorim.
Este fim-de-semana, os benjamins sobem ao Estádio Cidade de Barcelos para disputar a Taça Cidade de Barcelos e serem agraciados com o troféu de campeões. Os meninos estão entusiasmados. “Desde o início da época que me andam a perguntar quando é que vão jogar ao estádio. A Taça Cidade de Barcelos é, para eles, a cereja em cima do bolo, pisar a relva e saber que ali joga o Gil Vicente”, considera o presidente do Milhazes. E isto é já depois de na última jornada do campeonato, os benjamins terem sido homenageados no jogo dos seniores.
Quanto à equipa principal, o Milhazes terminou na 15.ª posição da Segunda Divisão. “Internamente” o objetivo era a subida, admite Adelino Amorim, mas “uma fase de maus resultados, com muitas lesões e também jogadores que trabalham ao fim-de-semana” não possibilitaram alcançar esse desiderato.
Para o ano, o objetivo mantém-se, adianta o responsável: “Qualquer equipa que jogue na Segunda Visão, como não desce, o objetivo sempre subir à Primeira”.

Deixe um comentário