Calendário com idosos para promover o envelhecimento ativo

A Santa Casa da Misericórdia de Barcelos vai lançar um calendário invulgar em que os idosos são os protagonistas. Os modelos dos 68 aos 100 anos surgem nas fotografias a fazer corridas de cadeira de rodas, a sair de um carro descapotável, vestidos como fãs de heavy-metal.

O calendário surge no ªâmbito da iniciativa” da Misericórdia de Barcelos chamada “O corpo é apenas o acessório de um espírito jovem”. Desenvolvida em Outubro, o Mês do Idoso, a atividade visa promover o envelhecimento ativo, salienta à Rádio Cávado o provedor da Misericórida de Barcelos, Firmino Silva: “Aproveitando o facto de estarmos em Outubro, o mês do idoso, a Misericóridia entendeu lançar este calendário, com o qual pretende desmistificar o envelhecimento e mostrar que a idade não é impedimento para a realização de atividades mais ousadas, promovendo assim o envelhecimento ativo”.

Sofia Miranda, psicóloga da Santa Casa responsável pela iniciativa, sublinha que os idosos divertiram-se muito a fazer o calendário: “Reagiram muito bem, superaram todas as expectativas, surpreenderam-nos muito. Sabíamos que iam colaborar, mas fizeram muito mais do que isso. Brincaram connosco, arriscaram, deram sugestões, riram e fizeram disto uma experiência única”.

Os calendários custam três euros e estarão à venda nos vários serviços da Misericórida de Barcelos. O lançamento oficial é segunda-feira às 14h30 no auditório da instituição.

Deixe um comentário