“Maior certame de Artesanato e Cerâmica de Barcelos foi um sucesso”

A Câmara Municipal de Barcelos, em nota de imprensa, considerou de sucesso a 37ª edição da Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos, que decorreu de 2 a 15 de agosto.

“Foram 14 dias a destacar o que de melhor se faz em Barcelos na área do artesanato, desde a cestaria à olaria, barro figurativo, trabalhos em madeira, ferro e derivados e bordados. Foram muitas as produções artesanais que puderam ser apreciadas no decorrer do certame, uma iniciativa promovida pelo Município de Barcelos, onde participaram mais de uma centena de artesãos” apontou o Município.
A Mostra incluiu um vasto programa de animação diária, com diversos espetáculos musicais ao vivo, arruadas dos grupos folclóricos do concelho de Barcelos e atuações de grupos de folclore estrangeiros, participantes no Festival do Rio, entre outras atividades que animaram os 14 dias do certame. Destaque para o envolvimento das associações do concelho que assumiram a animação cultural e para os workshops com os artesão, muito procurados pelos visitantes.
A Gala do Artesanato, que se realizou no sábado, 10 de agosto, foi um dos pontos altos da Mostra e contou com um espetáculo de excelência, protagonizado em exclusivo por artistas barcelenses  que marcou a cerimónia de entrega dos habituais galardões anuais.
Na categoria principal – Prémio Carreira – foi distinguida Maria Inês Ferreira, artesã da freguesia de Galegos S. Martinho, por toda uma vida dedicada ao bordado tradicional do Minho. Os prémios Revelação foram entregues a Luísa Pereira e a Maria Inês Machado, respetivamente, nas subcategorias de Artesanato Tradicional e Contemporâneo. O artesão Carlos Dias arrecadou o Prémio Inovação.
Com um programa diversificado a Mostra voltou a atrair este ano milhares de visitantes ao concelho, uma adesão que espelha o sucesso de um certame que se realiza há quase quatro décadas.

Deixe um comentário