Orçamento de Barcelos para 2020 ascende aos 70,5 milhões de euros

Em reunião da última quinta-feira, a Câmara Municipal de Barcelos aprovou remeter à Assembleia Municipal as Opções do Plano e Orçamento para 2020, para discussão e votação. O executivo prevê uma previsão de receitas e despesas no valor de 70.595.000€, representando um aumento de quase três milhões de euros em relação a 2019.

O documento foi aprovado com os votos favoráveis dos seis vereadores com pelouros, o executivo socialista. Os três vereadores do PSD e o do CDS votaram contra, enquanto o eleito do BTF absteve-se.

Em comunicado, o Município refere que para 2020 deverão terminar ou começar “diversas obras estruturantes para o concelho”. Diz ainda que o próximo ano ficará marcado pela estabilização contratual do pessoal em funções, a consolidação dos investimentos feitos na área tecnológica, a continuidade do Orçamento Participativo e a conclusão da revisão do Plano Diretor Municipal.

A Assembleia Municipal já aprovou as taxas e os benefícios fiscais para 2020, que serão iguais aos de 2019, uma vez que se mantêm as necessidades ao nível do investimento, como sejam a comparticipação municipal nos projetos com financiamento europeu e a manutenção dos níveis de apoio social e às freguesias.
Nesse sentido, as inúmeras propostas apresentadas nas rubricas das políticas setoriais são expressivas do papel que cabe à Câmara Municipal quanto à sua intervenção e definição no desenvolvimento local, bem como o acompanhamento das dinâmicas económicas, sociais e culturais do concelho.