Foto: Miguel Figueiredo Lopes

Presidente deseja 2020 com Governo “forte e concretizador” e “oposição forte e alternativa”

O Presidente da República desejou esta quarta-feira um 2020 “de esperança”, com um “Governo forte, concretizador e dialogante”, uma “oposição forte e alternativa” e pediu que se concentrem esforços “na saúde, na segurança, na coesão e inclusão”.

Numa mensagem de Ano Novo, a partir da ilha do Corvo, nos Açores, Marcelo Rebelo de Sousa afirmou que, em Portugal, “esperança quer dizer Governo forte, concretizador e dialogante para corresponder à vontade popular que escolheu continuar o mesmo caminho, mas sem maioria absoluta”, numa referência ao executivo minoritário do PS, chefiado por António Costa.

A esperança também significa “oposição forte e alternativa ao Governo”, acrescentou, na mensagem em que confessou a sua admiração pelos “corvinos e açorianos”, que vivem no meio do Atlântico e em que também pediu “capacidade de entendimento entre os partidos, quando o interesse nacional assim exija”.

Como já tinha dito na posse do atual Governo minoritário do PS, em outubro, em que falou dos recursos limitados do país, o Presidente pediu que se concentrem esforços em várias áreas chave ou prioridades.

“Concentremo-nos em 2020 na saúde, na segurança, na coesão e inclusão, no conhecimento e no investimento, convertendo a esperança em realidade”, acrescentou.

Marcelo Rebelo de Sousa enumerou algumas áreas que considera importantes este ano, a começar por uma “justiça respeitada, porque atempada e eficaz no combate à ilegalidade e corrupção”.

As Forças Armadas têm que ser “por todos tratadas como efetivo símbolo de nacional” e as forças de segurança “garantes de autoridade democrática”, assim como a comunicação social terá de ser “resistente à crise financeira que a vai corroendo” e o poder local “penhor de maior coesão social, descentralizando com determinação e sensatez”.

Mas para que estes objetivos sejam alcançados, afirmou ainda, é preciso “crescimento, emprego e preocupação climática duradouros”, dando atenção à “inovação na ciência e tecnologia”, na área da educação.

E pediu uma “mobilização cívica” para que “com esse crescimento” seja possível enfrentar “chocantes manchas de pobreza, estrangulamentos na saúde, carências na habitação, urgências para com cuidadores informais e sem-abrigo”.

“Em suma, esperemos e trabalhemos. Repito: trabalhemos e não só esperemos para um ano de 2020 melhor do que 2019”, disse.

Na sua mensagem de Ano Novo, a quarta desde que é Presidente, Marcelo afirmou que o desejo de “um ano melhor” é o seu “voto amigo”, mas “mais do que isso”, o seu “assumido compromisso” num ano que é “um novo ciclo”, no Mundo, na Europa e em Portugal.

No Mundo, afirmou o chefe de Estado, o ano deveria ser de “superação de guerras comerciais entre grandes potências”, na defesa dos direitos humanos ou de “maior atenção” ao apelo do secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres.

Assim como ao problema das alterações climáticas, enquanto na Europa “a esperança” é que eleitos e eleitores “evitem adiamentos”, “não hesitem no combate climático”, que “promovam crescimento e emprego”, apontou.

(Notícia Agência Lusa)