Foto: DR

Gulbenkian dá um milhão de euros para premiar combate a alterações climáticas

A Fundação Calouste Gulbenkian vai atribuir este ano um Prémio para a Humanidade no valor de um milhão de euros, para distinguir pessoas ou instituições que combatam as alterações climáticas.

O prémio, cujas nomeações decorrem até 24 de março, vai ser entregue no dia 20 de julho, anunciou esta quarta-feira a Fundação em comunicado.

São aceites nomeações relativas a contribuições para a redução de emissões de gases com efeito de estufa, para aumentar a resiliência aos impactos das alterações climáticas e angariação de fundos públicos ou privados para descarbonizar a economia.

A presidente da Fundação, Isabel Mota, considerou que o prémio assinala o compromisso da instituição com “a urgência da ação climática”.

A seleção dos nomeados será feita por um júri externo dividido num Grande Júri presidido pelo ex-Presidente da República Jorge Sampaio e por um Comité de Especialistas presidido pelo cientista Miguel Bastos Araújo.

A decisão final será da Fundação, que escolherá de entre uma lista de nomeados, cujas candidaturas podem ser apresentadas com um formulário na página de Internet https://gulbenkian.pt/fundacao/premios/premio-gulbenkian-humanidade/ .

(Notícia Agência Lusa)