Medidas COVID-19 – ações da Junta de Freguesia de Macieira de Rates no apoio á população

“Tal como prometido, a JF de Macieira iniciou hoje a entrega de máscaras reutilizáveis certificadas – uma nova etapa na luta contra a Covid19.

O método de entrega será no sentido Norte para Sul da Freguesia. Entregaremos 1 a cada adulto e crianças a partir dos 10 anos. Serão entregues porta a porta, quem não estiver em casa, poderá contactar a Junta, recebendo posteriormente, teremos máscaras para todos.

Agradecemos às Associações que estão a ajudar na entrega.
É um investimento substancial, mas importante na defesa e proteção desta pandemia, que queremos proporcionar aos Macieirenses.

A utilização de máscara é, a par do isolamento e distanciamento sociais (que, apesar de tudo, são, ainda, fundamentais), da higienização das mãos e da etiqueta respiratória, uma medida adicional que terá de começar a fazer parte do nosso quotidiano.

O planeamento de uma saída do domicílio irá ter de incluir, a colocação da máscara, que mais do que proteger individualmente, permite a proteção das pessoas em redor. Nos transportes públicos, por exemplo, que são espaços fechados de pequenas dimensões, será uma medida fundamental.

Outro exemplo claro, onde esta proteção é essencial, é sempre que frequentarmos espaços públicos no geral, como supermercados, farmácias e qualquer tipo de estabelecimento comercial. Algumas atividades profissionais, como o atendimento ao público, são situações de maior risco, pelo contacto próximo entre pessoas e pela transmissão de bens de mão para mão. Aqui, além da utilização de máscara, as medidas de higienização frequente das mãos são essenciais, quer por parte dos funcionários como por parte dos clientes. Se se optar pela utilização de luvas, essas deverão ser substituídas de cliente para cliente.

O nosso dia-a-dia das próximas semanas e meses irá mudar. Uma realidade para a qual ninguém estava preparado mas com a qual temos de lidar, no sentido de a ultrapassar com o menor dano possível para as pessoas e para a sociedade. A utilização de máscaras é fundamental, mas reforço que deve ser entendida como uma medida adicional ao distanciamento social, higienização das mãos e cuidados de etiqueta respiratória.”

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt