“Comunicado PSD sobre alteração de medidas de coacção ao Presidente da Câmara”

“INVESTIGAÇÃO AO PRESIDENTE DA CÂMARA
TRIBUNAL CONTINUA NA MIRA DO PRESIDENTE”

“O PSD Barcelos tomou conhecimento, através da comunicação social, da alteração de medidas de coacção aplicadas ao Presidente da Câmara de Barcelos, as quais confirmam a gravidade do processo judicial da Operação Teia, no qual está implicado por suspeitas de corrupção e prevaricação nas funções.
O Tribunal Central de Instrução Criminal (TCIC), de Lisboa decidiu manter a investigação ao Presidente da Câmara de Barcelos, no âmbito da Operação Teia, iniciada em 29 de Maio de 2019 com a sua detenção pela Polícia Judiciária e a prisão domiciliária em 3 de junho até meados de Outubro de 2019.
Apesar de o Juíz Carlos Alexandre autorizar o Presidente da Câmara a falar com os funcionários municipais, mantém-se as medidas de Termo de Identidade e Residência e a Caução, segundo publicação na página do PS e a investigação de um processo que contém fundados indícios da prática dos crimes de que vem acusado.
“Recorde-se que o presidente da Câmara de Barcelos foi detido em 29 de maio do ano passado, no âmbito da Operação Teia, que levou também à detenção do autarca de Santo Tirso, Joaquim Couto, e da sua mulher, Manuela Couto, empresária da área da comunicação, e do presidente Instituto Português de Oncologia do Porto, Laranja Pontes.
O processo está relacionado com alegados favorecimentos às empresas de Manuela Couto por parte do município de Barcelos e do IPO/Porto, a troco de favores políticos conseguidos por Joaquim Couto”.
O Partido Socialista, nacional e local, e os Vereadores do PS estão prisioneiros de Miguel Costa Gomes, cujo apego ao poder no cargo de Presidente da Câmara de Barcelos o levou a governar a partir da sua casa desde 3 de Junho até 13 de Outubro de 2019, durante 130 dias seguidos, acrescido de 5 dias detido na PJ.”

Barcelos, 29 de Junho de 2020.
O Presidente da Comissão Política Concelhia