Programa Festa das Cruzes 2021

A Câmara Municipal de Barcelos decidiu, este ano, preparar algumas iniciativas para que os barcelenses possam celebrar a Festa das Cruzes de 2021. Ainda que sejam transmitidas essencialmente em streaming, e todos poderão acompanhá-las através das plataformas digitais do Município, outras há que poderão ser presenciadas pelos barcelenses.

Hoje, dia 30 de abril, será inaugurada a iluminação de rua e colocado um arco de romaria na Avenida da Liberdade. Até 8 de maio, pode ser apreciado o tapete de pétalas de flores naturais no Templo do Bom Jesus da Cruz.

No que diz respeito à música, estão programados concertos que podem ser vistos no Facebook do Município. Primeiro, no Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz atuam, amanhã, dia 1 de maio, às 11 horas, os “The Classic” e, no domingo, dia 2, também às 11 horas, o Decateto de Metais da Banda de Oliveira. Já no dia 3, às 18 horas, no Largo da Porta Nova, tem lugar um concerto pelo Padre Sandro Vasconcelos.

No dia de feriado municipal, 3 de maio, os Zés P’reiras percorrem a cidade a partir das 10 horas e, às 16 horas, celebra-se a missa solene comemorativa do Milagre das Cruzes, a ser celebrada no exterior do Templo do Senhor Bom Jesus da Cruz.

Para além disso, ao longo desta semana, os barcelenses poderão reviver a essência da Festa das Cruzes, através de mensagens e vídeos, disponíveis nas plataformas digitais municipais – site e redes sociais -, que assinalam os momentos mais marcantes da primeira grande romaria do Minho que, devido à situação epidemiológica provocada pela Covid-19, este ano volta a não realizar-se.

Assim, até ao dia 3 de maio, feriado municipal, serão exibidos vídeos dos momentos mais importantes da Festa das Cruzes e serão realizados vídeos com o hastear da bandeira do Município pelo Presidente da Câmara Municipal, e mensagens do Presidente da Câmara Municipal e do Presidente da Assembleia Municipal.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt