Amigos da Montanha com mais de uma centena de jovens atletas de regresso à atividade desportiva

Paragem no terreno devido à pandemia não retirou a motivação das equipas

Amigos da Montanha com mais de uma centena de jovens atletas de regresso à atividade desportiva

Com a retoma das atividades desportivas, os Amigos da Montanha (AM) começaram já a participar em provas atavés das equipas de formação e seniores. No último fim-de-semana, a prática fez-se nas modalidades de natação e atletismo. Mas mais de uma centena de atletas, que durante meses estiveram impedidos de praticar desporto no terreno, já voltou aos treinos e competições nas modalidades de canoagem, orientação, atletismo e natação.

Atletas de natação não faltam na chamada às piscinas

Depois de três meses de treino fora de água, os atletas de natação regressaram em pleno à piscina. O tempo de pandemia não criou desmotivação e o entusiamos fez-se sentir no momento do regresso, com todos os jovens a responderem à chamada. No passado fim-de-semana estiveram em competição no Campeonato Regional de Infantis e no Regional de Absolutos, em Ponte da Barca. Os nove atletas com participação na competição de absolutos trouxeram para Barcelos 24 medalhas: 8 de ouro, 10 de prata e 6 de bronze. No campeonato de infantis participaram duas atletas que conquistaram sete recordes pessoais em oito provas individuais nadadas. Diana Freitas subiu ao pódio para o segundo lugar nos 200 costas e terceiro nos 100 livres, competindo ainda nos 200 estilos (5.ª) e 400 livres (6.ª). Gabriela Nogueira participou nas provas: 200 costas (4.ª), 100 livres (6.ª), 400 livres (9.ª) e 200 estilos (10.ª).

Atletismo presente em várias competições

No fim-de-semana, a equipa de formação de atletismo foi até à pista Gémeos Castro, em Guimarães, para o II Encontro de Salto com Vara. Em abril, os atletas já tinham participado na primeira formação, promovida pela Associação de Atletismo de Braga. Também em abril, estiveram no Torneio de Marcha em Pista, Lousada, alcançando os seguintes resultados: 2000 m Marcha – Inês Pedro: 15:07.55; 3000 m Marcha – Tomás Linhares: 30:40.23; Maria Amorim: DNF; 5000 m Marcha – Rodrigo Araújo: 24:12.60.

No fim-de-semana de 1 e 2 de maio os jovens atletas participaram no Km Jovem Regional na mítica pista 1.º de Maio, em Braga, e no Campeonato Zona Norte de Marcha onde Rodrigo Araújo saiu vitoroso nos 5000m.

Na competição realizada em Braga, os atletas registaram excelentes resultados nas diferentes especialidades. João Simões fez o tempo de 16.84 nos 110m barreiras e Tomás Linhares de 21.01. Nos 60m barreiras Inês Pedro obteve a marca de 10.89 e.  Luís Cardoso lançou o disco (1,5kg) para a marca de 26.94 e o peso (5kg) para os 11.77m. Margarida Araújo correu os 200m em 29.03. Nos 1000m Inês Pedro registou a marca de 3:40.11; Pedro Simões de 4:10.35 e Gabriel Simões de 3:40.11.

Orientação e Canoagem

Também a modalidade de Orientação já regressou em pleno com os atletas de formação e seniores a fazerem vários treinos na floresta. No próximo fim-de-semana, a equipa desloca-se a Aguiar da Beira para realizar treinos no terreno que tinha sido preparado para os Campeonatos Nacionais. Apesar da competição ter sido cancelada, a autarquia disponibilizou o espaço aos atletas, permitindo o treino em zonas desconhecidas e terenos muito bons para a prática da modalidade, o que é altamente positivo e motivador para os atletas.

Na disciplina de canoagem, além dos treinos dos atletas da equipa, merece realce o trabalho que está a ser desenvolvido no âmbito do desporto escolar com várias escolas do concelho, e também de outras localidades, a terem acesso à modalidade através dos AM que disponibilizam a equipa técnica e os equipamentos.

A pandemia obrigou à paragem no terreno, mas os AM mantiveram sempre o contacto com os atletas. Fosse através de treinos individualizados, assim que as medidas de contingência o permitiram, fosse através do acompanhamento online e realização de planos de treinos que os atletas cumpriam semanalmente, o contato entre os técnicos e os mais jovens foi sempre uma realidade durante o último ano.

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt