Miguel Costa Gomes admitiu que “o espaço da Mostra está mais pequeno e equilibrado

Na abertura, o Presidente da Câmara Municipal admitiu que, este ano, “o espaço da Mostra está mais pequeno e equilibrado, devido à Covid-19. É essa imagem que pretendemos, no sentido de respeitar as regras emanadas pela Direção-Geral de Saúde.

Miguel Costa Gomes admitiu dificuldades por causa da pandemia, mas mostrou-se satisfeito e agradavelmente surpreendido por ver que, para além das famílias, se nota uma boa adesão os jovens a esta secular arte tradicional no concelho, o que é uma boa notícia para a economia e para a sua continuidade, referindo que “os artesãos são parte integrante dessa criatividade, e temos de dignificar os galardões, e isso faz-se com qualidade, que é o que estamos aqui a fazer”.

A Mostra é “uma montra” da qualidade, e é “a melhor forma de ajudar o artesanato, em que os produtores podem apresentar os seus artigos e fazerem negócios”, disse ainda Miguel Costa Gomes.

Num ano especial para o artesanato e para os artesãos de Barcelos, que viram registada a marca “Galo de Barcelos”, um dos maiores e mais significativos símbolos do país e da portugalidade, e também para a olaria e o figurado de Barcelos, que passaram a utilizar o registo de marca da União Europeia, este certame vem consolidar a aposta do Município no valor do artesanato barcelense.

Para o sucesso desta edição, contribui a qualidade e a quantidade de artesãos presentes (mais de uma centena de artesãos, 90 dos quais de Barcelos), que estão representados no local com 120 stands espalhados pelas várias áreas do recinto do Parque. Este evento, um dos mais antigos do país, conta com a presença dos mais importantes artesãos de cada setor do artesanato e retrata toda a riqueza da arte e do trabalho tradicional.

O evento permite aos visitantes o contacto com as artes tradicionais e o trabalho ao vivo e promove a riqueza da arte e do trabalho tradicional barcelense, o que reafirma a aposta do Município no apoio ao trabalho desenvolvido pelos artesãos.

Diariamente, haverá animação de rua e arruadas pelo recinto protagonizadas por grupos de folclore do concelho e animação circense, de forma itinerante.

O território de Barcelos é detentor de três produções certificadas, a olaria, o figurado e o bordado de crivo. Barcelos é cidade criativa da UNESCO, na categoria do Artesanato e Arte Popular, desde 2017; aderiu em 2019 à Creative Tourism Network, uma rede internacional que desenvolve a sua atividade na área do turismo criativo, o que lhe permitiu a certificação como Creative Friendly Destination; ainda, em 2019, recebeu o Prémio Europeu de Destino de Turismo Cultural Sustentável promovido pela ECTN – European Cultural Tourism Network.

A Mostra Nacional de Artesanato e Cerâmica de Barcelos estará aberta de segunda a sexta-feira, das 17h30 às 22h30, e ao fim de semana, das 15h00 às 22h30.

Fonte e foto: CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt