Celebração dos 120 anos do Theatro Gil Vicente com o ‘Circuito TGV’

O Theatro Gil Vicente (TGV) celebra 120 anos em 2022 e apresenta uma programação em forma de circuito com itinerâncias, coproduções, acolhimentos, residências artísticas, oficinas, associando os artistas locais, as companhias “da terra” e os grupos aos artistas/companhias nacionais e internacionais.

A programação do mês de janeiro arranca com a categoria “cinema”, exibindo o filme “O Menino da Ama”, do japonês Tomotaka Tasaka, prosseguindo nos dias 18 e 27 de janeiro com “Mulheres de Ginza” de Kôzaburô Yoshimura e “Cada um na Sua Cova”, de Tomu Uchida, respetivamente, trazidos pelo Cineclube ZOOM.

A música chega ao palco do TGV no dia 14, às 22h, pelos “Vértice”, um trio composto por guitarra, contrabaixo e bateria, que apresenta uma musicalidade de paisagens sonoras inovadoras, frescas, desafiantes e consolidadas pela maturidade de cada um dos músicos. Este concerto insere-se no Ciclo Jazz ao Largo. No dia 15, às 22h, o ‘triciclo’ regressa à Black Box TGV para apresentar o psicadelismo de ‘Dreamweapon’. O ciclo de concertos itinerante ‘triciclo’ traz ainda no dia 28, às 22h, a música de Bia Diniz, através do alter ego April Marmara, uma das mais claras vozes da folk nacional, que estará em residência artística no Theatro Gil Vicente.

Ainda na categoria ‘música’, há lugar para o “Concerto de Ano Novo”, pelo Conservatório de Música de Barcelos, no dia 21 de janeiro, às 21h30; e o “Concerto de Boas-Vindas a 2022”, pela Banda Musical de Oliveira, no dia 22 de janeiro, à mesma hora.

A Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora traz “Histórias a Meias”, no dia 15 de janeiro, às 10h30, uma oficina de construção de uma marioneta de luva, o fantoche. Estas formas animadas permitem aos seus construtores e manipuladores a construção de um jogo coletivo teatral, destinando-se ainda à atividade em família ou em contexto escolar.

O teatro chega ao espaço vicentino com o programa “Em família no TGV”, nos dias 16 de janeiro, às 16h, com “História de um gato e de um rato que se tornaram amigos”, pela Companhia de Teatro e Marionetas de Mandrágora; e no dia 23, às 16h00, ” A Cigarra e a Formiga”, pel’A Capoeira – Companhia de Teatro de Barcelos.

Os bilhetes para assistir aos espetáculos no teatro podem ser adquiridos no local, ou através de reserva por e-mail ([email protected]) ou telefone (253 809 694).

Será necessária a apresentação de Certificado de Vacinação para aceder aos espetáculos que se realizam no Theatro Gil Vicente.

Fonte: CMB

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt