Jogos do Rio voltam a celebrar o desporto, o ambiente o lazer

Que encerramento incrível! Terminou da melhor maneira a 22.ª edição dos Jogos do Rio. Aula de zumba e festa da espuma abrilhantaram o sunset no areal de Barcelinhos, sábado, durante a quarta e última jornada daquela que é a iniciativa mais antiga do calendário de atividades promovidas pelos Amigos da Montanha.

Mas a festa teve início bem antes. Começou, na verdade, durante a manhã, com a presença de utentes da APAC, APACI e da Amar 21, que puderam desfrutar de todas as animações e atividades no areal de Barcelinhos, inclusive os batismos nas motas de água, proporcionados pela Moto Galos. Mais uma vez, os Jogos do Rio foram sinónimo de inclusão, abertura e abrangência, procurando dar resposta a várias sensibilidades e englobar o maior número de pessoas.

Já durante a tarde, viveu-se uma autêntica maratona de diversões, com várias atividades, sorteios, provas e muitos momentos que transformaram o último sábado numa ode ao desporto, ao ambiente e ao lazer. Com os termómetros acima dos 35 graus, à beira-rio é que se esteve bem! Que o digam as centenas de pessoas que escolheram a companhia dos Amigos da Montanha e o areal de Barcelinhos para celebrar o verão.

A juntar aos habituais insufláveis, escorregas e piscinas, houve capoeira, com a International Capoeira Raiz – Mestre Bailarino, demonstração de dança, pela Nico Dance Studio, passeios de jet ski e motas de água, com a Moto Galos, e maratona de spin bike, pelo Máximo Gym. Com as temperaturas bem altas, a pedir água sempre fresca à disposição, não faltou a distribuição de canecas e garrafas reutilizáveis, mas também chapéus, na tenda da Águas de Barcelos. E se uns preferiram aproveitar mais o sol, outros optaram por dar largas à imaginação na tenda da Ética, com vários jogos, construções e pinturas. Pelo meio, muitos passatempos e sorteios, em parceria com a Underground Viagens e Turismo.

Depois de muita diversão e apurados os resultados dos últimos jogos, foi altura de os participantes nos vários torneios subirem ao palco para erguerem os respetivos troféus, merecendo destaque a distinção de Menino do Rio, atribuídos a Joana Lopes, da Juventude da Pousa (infantis), a Márcia Freitas, d’Os Académicos (femininos), e a André Martins, do Fórum Jovem (masculinos); e os prémios de Fairplay, entregues a FC Roriz (infantis), Crossfit Barcelos (femininos) e Juventude da Pousa (masculinos). Na classificação geral venceram Juventude da Pousa (infantis), Os Académicos (femininos) e Fórum Jovem (masculinos). Todas as equipas receberam um troféu e medalhas (todas as classificações no final do texto).

Na cerimónia de entrega de prémios, o presidente dos Amigos da Montanha, Américo Alves, felicitou todos os intervenientes e recordou o desafio lançado às autoridades na primeira jornada dos Jogos do Rio, desejando que o areal de Barcelinhos se transforme numa praia fluvial e que os 22 km de rio que atravessam o concelho sejam melhor aproveitados. Já o coordenador dos Jogos do Rio, Lim, agradeceu às dezenas de voluntários que, sábado após sábado, asseguraram que o evento decorresse de acordo com o que era esperado, e destacou o espírito de fairplay entre todos os intervenientes. Por seu turno, o presidente dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos, José Costa, o presidente da Junta de Freguesia de Barcelinhos, Rui Peixoto, e a vereadora da Câmara Municipal, Mariana Carvalho, felicitaram os Amigos da Montanha pela organização de uma iniciativa que gera uma dinâmica inigualável no areal de Barcelinhos desde 1999, capaz de movimentar e envolver várias centenas de pessoas, numa combinação perfeita entre desporto, ambiente e lazer.

Ao longo de quatro sábados, os Jogos do Rio contaram com aulas de zumba, jump, ioga e spin bike. Houve também dança, karaté, capoeira, música popular, olaria, motas de água e jet ski, teatro e workshops, sem esquecer o ambiente, com a colocação da instalação “O mar começa aqui”, no cimo da torre de escalada, despertando para a importância da separação de resíduos e a não colocação de lixo no chão. A tudo isto somaram-se insufláveis, piscinas, escorregas e muitas diversões aquáticas. Tudo disponibilizado de forma gratuita.

A edição de 2022 dos Jogos do Rio começou a 18 de junho e repetiu-se dia 25 do mesmo mês e 2 e 9 de julho, mas, na verdade, arrancou bem antes com a limpeza do areal de Barcelinhos e da Ponte Medieval. Entretanto, os Amigos da Montanha continuam a celebrar o verão e as sombrinhas colocadas no areal vão manter-se até ao final da época estival.

Os Jogos do Rio são organizados pelos Amigos da Montanha, em colaboração com a Câmara Municipal de Barcelos e a Junta de Freguesia de Barcelinhos. São marca registada pelos Amigos da Montanha.

Resultados finais

Menino do Rio
Joana Lopes – Juventude da Pousa (infantis)
Márcia Freitas – Os Académicos (femininos)
André Martins – Fórum Jovem (masculinos)

Fairplay
FC Roriz (infantis)
Crossfit Barcelos (femininos)
Juventude da Pousa (masculinos)

Classificação por modalidades
Infantis
Juventude da Pousa (canoagem, atletismo e corrida de sacos), AD Carreira (orientação) e FC Roriz (futebol).

Femininos
Os Académicos (canoagem e atletismo), Joker (orientação) e Laranjinhas (voleibol e futebol).

Masculinos
Fórum Jovem (canoagem, atletismo, voleibol e futebol) e Fairplay (orientação).

Classificação geral
Infantis
1º Juventude da Pousa
2º AD Carreira
3º ND Os Andorinhas
4º Santa Maria FC
5º Academia do Sporting
6º FC Roriz

Femininos
1º Os Académicos
2º Laranjinhas
3º O que tu quiseres
4º Joker
5º Crossfit Barcelos
6º Profitecla

Masculinos
1º Fórum Jovem
2º Kaos Barcelense
3º Juventude da Pousa
4º Fairplay
5º Tikitaka
6º Crossfit Barcelos
7º Blur
8º Profitecla
9º Pedro Barbosa e amigos
10º McDonald’s Barcelos
11º SOPRO

#amigosdamontanha

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt