Mais de 3.600 pessoas participaram no Galo Night Run

“Obrigado! Temos mesmo de começar pelo fim, por agradecer a todos quantos tornaram a noite do último sábado num acontecimento memorável. E memorável por várias razões. Pela forma como Barcelos recebeu o Quinta & Santos Galo Night Run; pelos milhares de pessoas, de Barcelos, mas também de outros concelhos, que quiseram estar presentes no regresso de um evento que denunciava o sucesso logo na primeira edição, em 2014; pelas centenas de voluntários, que tornaram tudo aquilo possível; pelos parceiros e patrocinadores, que continuam a acreditar nos eventos promovidos pelos Amigos da Montanha”, refere o comunicado enviado às redações pelos Amigos da Montanha.

O Galo Night Run regressou depois de dois anos de paragem devido à pandemia e não poderia ter tido melhor regresso. A sétima edição contou com o apoio da Câmara Municipal de Barcelos e Junta de Freguesia de Barcelinhos e com a participação de mais de 3.600 pessoas, entre corrida e caminhada, que tornaram a noite do último sábado um verdadeiro hino à cor, à luz, à festa, à alegria, à amizade e à partilha. Tudo conceitos, mas mais do que isso, tudo o que verdadeiramente aconteceu nesta edição. Depois do impressionante número de 3.500 pessoas em 2019, a edição desde ano veio mostrar a saudade que o público tinha do Galo Night Run.

Os participantes acompanharam a chegada da noite para se reunirem com familiares e amigos junto do antigo quartel dos Bombeiros Voluntários de Barcelinhos. Por lá, uma equipa de voluntários ia dando largas à imaginação e fazendo as mais engraçadas e originais pinturas faciais. E à medida que o dia se despedia, as cores fluorescentes iam assumindo protagonismo.

A moldura humana foi ganhando cada vez mais expressão e a alegria era já em doses incontáveis. As luzes e os tubos LED assumiram a cena entre a Ponte Medieval e o largo junto ao antigo quartel, enquanto milhares de pessoas estavam em festa. A música e o cenário colorido iam, depois, denunciando o que aí vinha. O DJ Lee Faria alimentou a animação. Mas havia muito mais. Do alto da torre, instalada no sopé do Paço dos Condes de Barcelos, sai zumba e attack, com Hector Johny e Joice, em mais uma parceria entre os Amigos da Montanha e o Máximo Gym.

Feito o aquecimento, a contagem decrescente era a indicação que faltava para a partida. E foram largos os minutos que passaram até que todos os participantes atravessassem a linha da partida. Pelo caminho, os participantes nunca andaram verdadeiramente sozinhos. Houve animação, bebidas e vários petiscos para acompanhar uma noite que prometia prolongar-se. O Galo Night Run sempre se destacou por apresentar ao longo do seu percurso uma animação vasta e um conjunto de abastecimentos fora do comum das provas desportivas. Por isso, já ninguém estranhou a dança, a cor e os petiscos bem típicos ao longo dos 10 km. A Academia João Capela trouxe salsa e merengue e o Grupo Folclórico de Barcelinhos deu espaço às tradições minhotas. O Círculo Católico de Operários de Barcelos apresentou música ao vivo e o Máximo Gym voltou para momentos de dança e muitas fotografias.

E se houve muita música e dança, as coisas boas para petiscar estiveram à altura. Houve natas pela Confeitaria Pérola, chouriço e pão de milho pelo E.Leclerc e chocolates da Avianense. O Gim’c Cocktail, a Águas de Barcelos, a Garrafeira do Pedro e a Quinta do Montinho completaram com gin, água, espumante e vinho verde.
Ao longo do percurso, os participantes encontraram também centenas de voluntários, mais de 400, que os iam acompanhando, orientando e incentivando para o que haveriam de encontrar na meta: uma bifana deliciosa e uma bebida refrescante, acompanhadas de um sorriso.

E na meta, a satisfação dos participantes denunciava tudo o que tinham aproveitado ao longo do trajeto. Os grupos assumiram-se como a melhor forma de participar no Galo Night Run. “Foi o melhor percurso criado até hoje”; “havia muita gente a aplaudir-nos ao longo de todo o caminho. Nunca nos sentimos sozinhos”; “a organização foi incrível e as zonas temáticas foram autênticas festas”; “não havia muitos degraus, o que facilitou muito a caminhada”. Foram algumas das mensagens transmitidas no final dos cerca de 10 km de um trajeto pensado ao pormenor, entre alguns dos locais mais emblemáticos da cidade, a começar pela Ponte Medieval e a zona histórica, mas também de Arcozelo e Vila Frescainha S. Martinho.

Se a maioria dos participantes veio de Barcelos, muitos outros concelhos e regiões estiveram representadas. Braga, Esposende, Vila do Conde, Viana do Castelo, Vila Verde, Amares, Viseu e até dos Açores houve participantes no Galo Night Run. E houve também quem tenha preferido passar o dia de aniversário com os Amigos da Montanha. Foram cantados os parabéns à Beatriz, à Isabel e à Carla e a tantos outros que celebraram a vida e a alegria no Galo Night Run.

A festa continuou pela noite dentro no areal de Barcelinhos, com o DJ Lee Faria a assumir novamente o cenário. Deu música e mais motivos de dança a quem ainda tinha muita energia para gastar depois de 10 km a correr ou a caminhar. E se a festa estava já incrível, ficou ainda melhor para os vencedores das viagens e estadias oferecidas pela Underground Viagens, a Ibiza, Milão, Berlim e Lisboa.

No final, foram entregues prémios aos três primeiros classificados em masculinos e femininos. Augusto Costa (Amigos da Montanha – 32m57s) foi o grande vencedor, seguido por Nuno Gonçalves (36m32s) e Nélson Leal (36m36 – ambos do Águias de Alvelos). No setor feminino, a vitória também ficou em casa, com Doroteia Peixoto a ser a quinta da geral e a primeira em femininos (37m35s). Seguiu-se Fátima Melo (Love Tiles – 40m08) e Ana Dias (individual – 45m12s), para completarem os pódios.

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt