Projeto Locker Project vence Orçamento Participativo do IPCA

O projeto “Locker Project” é uma ideia dos estudantes Beatriz Couto, Natália Ribeiro, Raquel Rocha, Sara Duarte, Vasco Ferreira, Vítor Costa, Rui Mesquita e Nuno Marques.

Com este projeto os estudantes pretendem a aquisição de cacifos que permitam o carregamento de diversos tipos de dispositivos, permitindo a comodidade dos seus utilizadores. “Pretendemos que satisfaça uma das necessidades cruciais da comunidade académica do IPCA”, referem os estudantes salvaguardando a segurança dos utilizadores.

“Os utilizadores encontrariam as soluções que precisam nos momentos certos e nos locais certos”, acrescentam os estudantes que pretendem agregar a vertente de implementação de cabos de carregamento universais para vários tipos de equipamentos eletrónicos.

Uma das preocupações da equipa é também incluir o mercado nacional. “Procuramos averiguar as melhores opções disponíveis no mercado, procurando sempre favorecer empresas nacionais”.

Agora estão motivados e pretendem colocar mãos à obra sendo que com a implementação deste projeto, “temos a ambição de aumentar o engajamento da comunidade académica no uso destes cacifos, aumentando assim o índice do Bem-Estar de todos os indivíduos”.

O projeto vencedor do Orçamento Participativo foi escolhido através da votação dos estudantes do IPCA. O “Locker Project” obteve 56,03 por cento dos votos, sendo o preferido comparativamente ao projeto “Reciclar no IPCA compensa” (26,72%).

O Orçamento Participativo 2022 foi o terceiro na história do IPCA. A primeira edição aconteceu em 2019, tendo proposta vencedora resultado na implementação de melhoramentos no espaço disponível para o consumo e preparação das refeições trazidas de casa pelos estudantes, situado no edifício dos Serviços de Ação Social e da Cantina. Já em 2021 venceu o projeto “Pomar Comunitário” com a criação de pomares nas áreas verdes do Campus e dos Polos do IPCA, com espécies autóctones de árvores de frutos acessíveis a toda a comunidade académica.

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt