Reconhecimento de Interesse Público Municipal possibilita obras de ampliação no Campus do IPCA no valor de 30 milhões

A Câmara Municipal deliberou aprovar remeter o Pedido de Reconhecimento de Interesse Público Municipal, solicitado pelo IPCA, à Assembleia Municipal, decisão que vai permitir a execução de importantes obras no Campus do IPCA, entre as quais as referentes ao projeto Barcelos Collaborative Research and Innovation Center (Barcelos CRIC), que engloba a construção e requalificação de edifícios para o Barcelos Collaborative Research and Innovation Center (B-CRIC), o Centro de Valorização e Transferência de Tecnologia VIC-IPCA – IPCA, Valorization and Innovation Center, o Auditório com 500 lugares; a Residência Académica, o Espaço Multiusos e os Arranjos Urbanísticos dos Espaços Exteriores Envolventes.
Para o Presidente da Câmara, Mário Constantino, este é mais um passo da “excelente colaboração entre o Município e o Politécnico”, sublinhando que desde a primeira hora tem “acarinhado e incentivado o IPCA a desenvolver este projeto, porque se trata de uma iniciativa importantíssima para o desenvolvimento do concelho e da região, potenciando a formação dos jovens em diversas áreas profissionais, nomeadamente nas tecnologias do futuro”. Mário Constantino mostra-se convicto de que esta “colaboração entre as duas instituições é fundamental para o progresso sustentado do concelho e da região”.
Os equipamentos que o Reconhecimento de Interesse Público vai permitir construir vão ficar implantados em terrenos da Quinta do Patarro, na freguesia de Vila Frescainha S. Martinho, e terão cerca de 29 mil m2 de área de construção. Com a edificação destas construções, o IPCA prevê a criação de um espaço destinado à investigação e inovação e a construção de um espaço multiusos, com a consequente ligação do Campus do IPCA ao centro da cidade de Barcelos, tornando este espaço e as suas vias pedonais, em especial as ecovias, bons espaços para a mobilidade dos cidadãos de Barcelos, dando, ainda, mais vida ao Campus e à cidade de Barcelos.
Com este aumento da área do Campus, poderá ser concretizada uma das grandes ambições da Câmara Municipal de Barcelos, e refira-se, também do IPCA, que é a construção de um espaço multiusos destinado às atividades económicas, sociais, desportivas e culturais de todos os munícipes do concelho de Barcelos, bem como da comunidade empresarial barcelense e de toda a comunidade académica.
Este Reconhecimento de Interesse Público Municipal abre também a  possibilidade de o IPCA apresentar a candidatura destes projetos ao quadro regional de financiamento europeu, bem como ao PRR e ao próximo quadro 2021-2027.
Recorde-se que “o IPCA – Instituto Politécnico do Cávado e do Ave é a instituição pública com maior número de estudantes em regime pós-laboral e a segunda com maior número de estudantes nos cursos superiores profissionais (1.800 estudantes), oferta formativa que surgiu em 2014 e que permite uma especialização profissional em um curso com a duração de 1,5 anos e 6 meses de estágio numa organização, com uma elevada empregabilidade, muito próxima dos 100%.
Ao nível da investigação, o IPCA tem três unidades de I&D, com avaliação positiva pela Fundação da Ciência e Tecnologia: o Centro de Investigação em Contabilidade e Fiscalidade (CICF); o 2Ai (Applied Artifical Intelligence Laboratory) e o ID+ (Instituto de Investigação em Design, Media e Cultura), este em colaboração com a Universidade de Aveiro e com a Universidade do Porto. Estas três unidades foram reconhecidas pela qualidade das atividades de I&D desenvolvidas, tendo obtido a classificação de Muito Bom, e têm o desafio de executar um plano estratégico para 4 anos, desenvolvendo investigação com impacto para a sociedade e realizada em colaboração com o tecido empresarial e social da região.
No seio do sistema politécnico, o IPCA é hoje reconhecido pela excelência e qualidade do seu ensino e pelos resultados excelentes que tem alcançado na investigação aplicada, fruto de um caminho e de uma estratégia bem delineada no passado e eficazmente concretizada no presente. Este reconhecimento resulta de uma visão clara da missão e da visão do IPCA na comunidade, na região e no país, e do seu forte potencial no panorama internacional, bem como de uma forte aposta na valorização do conhecimento, das pessoas e das suas qualificações.”

Campus do IPCA em permanente crescimento
O campus do IPCA foi construído em terrenos adquiridos pelo Município de Barcelos com uma área de 69.343,00 m2, que foi aumentado em 2018 com a aquisição pelo IPCA de uma parcela de terreno de 15.000,00 m2.
O Campus, em Barcelos, conta já com 11 edifícios: Escola Superior de Gestão; Serviços Centrais (C e A); Centro Investigação em Jogos Digitais; Cantina e Serviços Acão Social; Praxis 21; Escola Superior de Tecnologia; Biblioteca; Mechatronics Factory Lab e Bar do Campus.
A Escola Superior de Design ainda funciona em instalações provisórias, mas prevê-se a sua deslocalização para o centro de Barcelos, logo que sejam concluídas as obras de requalificação em curso no edifício de antiga Escola Gonçalo Pereira, cuja empreitada já se encontra a decorrer.

#cmb

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt