Barcelos está no TOP dos concelhos com menos desperdício de água da rede pública

O Município de Barcelos é um dos mais eficientes no combate às perdas de água da rede pública de abastecimento, estando na sexta posição dos municípios do país com menos perdas por quilómetro de rede de abastecimento. Esta informação foi prestada pelo diretor-geral da Empresa Águas de Barcelos, Hilário Seara, no decorrer de uma reunião que manteve recentemente com o Presidente da Câmara de Barcelos, Mário Constantino, que se reuniu também com responsáveis das Águas do Norte – entidade que gere a concessão da exploração e da gestão do sistema multimunicipal de abastecimento de água e de saneamento do Norte de Portugal -, para se inteirar dos efeitos da seca e de eventuais medidas para atenuar os efeitos da falta de chuva.
Segundo os últimos dados disponíveis, a concessionária Águas da Barcelos ocupa a sexta posição (números de 2020) com perdas de 13,2 em comparação com a média nacional que é cerca de 30%. Este dado é tão mais importante quando se sabe que, desde janeiro de 2005, as perdas de água da rede pública de Barcelos reduziram de 42% para 10% (valor de agosto deste ano), uma redução que representa cerca de 4 meses de consumo de água no concelho de Barcelos. Desta forma, se todo o território nacional tivesse o mesmo nível de eficiência de Barcelos, teria sido gerada uma redução anual de desperdício que corresponderia a cerca de 2,4 meses do total do consumo no país.
Segundo o mesmo responsável das Águas de Barcelos, a contínua redução de perdas na rede de abastecimento de água deve-se ao facto de a concessionária ter “investido no cadastro das redes, no sistema de informação georreferenciada, na telegestão que permite monitorizar a rede, na gestão de pressões, nos equipamentos de deteção de fugas, na rápida intervenção das equipas de reparação de fugas e, fundamentalmente, na constituição e formação de equipas de perdas”.

Situação de seca é preocupante mas ainda não crítica
No que respeita à seca que afeta praticamente todo o território nacional, a Administradora da empresa Águas do Norte, Cristiana Barbosa, informou o presidente Mário Constantino de que a situação, embora preocupante, não é ainda crítica, pelo que não se perspetiva que haja constrangimentos ao nível do abastecimento das redes públicas. Todavia, aquela gestora apelou à moderação dos consumos e ao não desperdício de água.

Projetos Educativos de sensibilização contra o desperdício de água
No encontro que Mário Constantino teve com responsáveis da Águas de Barcelos, Hilário Seara deu ainda conta ao Presidente da Câmara de que, no âmbito da sensibilização dos barcelenses para a necessidade do combate ao desperdício de água e energia elétrica, a empresa concessionária tem em curso dois projetos educativos que abrangem os alunos do 1.º ao 3.º ciclo. Em 2012, foi implementado o projeto educativo “Água Segura”, destinado aos alunos do 4.º ano de todas as escolas do 1.º ciclo do ensino público, que, entre outros temas, sensibiliza para o problema do desperdício de água.
O segundo projeto educativo, implementado em 2018 – “Uso Sustentável da Água” -, está direcionado aos alunos do 5.º ao 9.º ano e aos adultos de diversas instituições de Barcelos. A iniciativa abrange 6 agrupamentos escolares e outras entidades do concelho, como a ACIB e SCMB. Trata-se de um projeto que visa promover o bom uso da água, que passa pelo combate ao desperdício dos recursos hídricos e de energia elétrica, bem como à redução dos Resíduos Sólidos Urbanos e adequação do seu destino final.

#cmb

 

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt