PSD Barcelos assinala rentrée política com tomada de posse dos órgãos locais

Foi num auditório da Biblioteca Municipal de Barcelos apinhado que o PSD Barcelos assinalou a sua rentrée política com a realização de uma cerimónia “singela e humilde” de tomada de posse dos órgãos locais, nomeadamente, da Comissão Política de Secção (CPS) e da Mesa da Assembleia de Secção – vulgo, Plenário – presididas por Mário Constantino Lopes e Carlos Eduardo Reis, respetivamente. A cerimónia decorreu a 12 de setembro último, pelas 21h00, e nem a intempérie, que se fez sentir momentos antes, afastou os militantes e simpatizantes deste evento.

Destaque para a presença, na cerimónia, dos restantes Vereadores da Câmara Municipal de Barcelos – recorde-se que Mário Constantino Lopes preside ao Município Barcelense, Carlos Reis (Mesa) e Mariana Carvalho (CPS), igualmente Vereadores, também foram empossados –, assim como altos representantes do movimento BTF – Barcelos Terra de Futuro e do CDS local, parceiros da coligação que dirige os desígnios do concelho, numa clara demonstração de união e cumplicidade entre todos em prol do projeto político comum para Barcelos. De assinalar, igualmente, a presença de responsáveis das estruturas da JSD e dos TSD, bem como, de vários Presidentes de Junta de Freguesia e membros das Assembleias (Municipal e de Freguesia), quer militantes, quer integrantes da lista da coligação.

O momento foi abrilhantado musicalmente pela talentosa violinista barcelense Bárbara Carvalho e, no final, houve um “Verde d’Honra”, a cargo da JSD local.

Nas intervenções protocolares, Carlos Eduardo Reis, recém-empossado Presidente da Mesa da Assembleia de Secção, iniciou, elencando uma retrospetiva dos últimos anos. Referiu-se a Mário Constantino Lopes como “timoneiro”, que está a imprimir uma “liderança tranquila” neste primeiro ano de mandato, considerando que tem sido, como continuará a ser, “um grande Presidente de Câmara”. Depois de ideias e mensagens deixadas para o interior do Partido, salientou que devem “manter o foco no nosso projeto político, na unidade da vereação, na competência das chefias e, sobretudo, numa característica fundamental que é a humildade e a proximidade com as pessoas”, tendo a capacidade de “mudar as vidas das pessoas”. Concluiu, sublinhando que têm que se “respeitar, saber respeitar as nossas diferenças, tratarmo-nos bem, porque isso nos permite estar mais fortes, para ter uma Câmara forte, para fazer um grande projeto político para Barcelos”.

A fechar as intervenções protocolares, Mário Constantino Lopes, presidente da Comissão Política de Secção, começou por elogiar o trabalho desenvolvido pela vereação, enaltecendo o trabalho e a postura dos “colegas” de coligação. “Estamos disponíveis, estamos concentrados em trabalhar para o Partido, mas, sobretudo, para a nossa terra, para o nosso Concelho e para a nossa cidade”, afirmou o Presidente da CPS. Sobre o PSD Barcelos, salientou que querem um Partido que “apoie o Executivo, que acompanhe o trabalho do Executivo com sentido crítico e construtivo”. Depois de algumas ideias lançadas “para dentro do Partido”, Mário Constantino apontou alguns dos objetivos da CPS para os 2 anos de mandato. Mobilização, participação dos militantes nos vários momentos em que o Partido e o Executivo mais precisam deles, “abrir o Partido”, ter a capacidade de ir ao encontro dos militantes, simpatizantes, da sociedade civil, tendo anunciado que já decidiram realizar uma reunião por mês descentralizada, fora da sede do Partido, indo ao encontro das Freguesias, dos militantes, simpatizantes e integrantes de listas porque “faz sentido ouvi-las e percebê-las”, tentando passar a mensagem porque, observa, a melhor comunicação é a da “boca a boca”. Também ele considera que a “humildade é a característica que nos deve nortear”, porque “é isso que nos faz diferentes, é isso que nos faz mais próximos das pessoas”, pedindo aos militantes que divulguem, que transmitam aos outros tudo de bom que fazem. “Nós estamos aqui, efetivamente, para trabalhar. Não queremos louros para além daquilo que fazemos. Queremos, é, trabalho, queremos que Barcelos se desenvolva e tenha, a breve prazo, uma capacidade de desenvolvimento capaz de dar melhores condições de vida a todos os barcelenses”, afirmou. Terminou, enaltecendo a colaboração e empenho do CDS e do BTF, não só na governação do Município, como durante a campanha eleitoral, deixando um agradecimento a todos pela presença, por acreditarem e confiarem na CPS. “Hoje somos muitos. Eu julgo que, daqui a alguns anos, somos muitos mais a puxar para o mesmo lado”, rematou.

#psdbarcelos

Càvado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

radiocavado.pt