Bloco de Esquerda questiona o Executivo da Junta de Freguesia de Arcozelo sobre a colocação de um monumento de homenagem aos militares das Forças Armadas

“A Comissão Coordenadora Concelhia de Barcelos do Bloco de Esquerda dirigiu, através do membro eleito na Assembleia de Freguesia de Arcozelo, Carlos Freitas, um conjunto de questões sobre a colocação de um monumento de homenagem “aos militares do Exército, da Marinha e da Força Aérea naturais e residentes em Arcozelo que serviram o país nos cinco continentes”.

O documento não visa discutir a questão da homenagem aos militares da nossa freguesia que serviram as Forças Armadas, nem, de forma alguma, pôr em causa a sua bravura para cumprir as missões para as quais foram enviados

Consideramos que o exercício da causa pública, neste caso a gestão da freguesia, deve pautar-se por critérios transparentes, isentos e democráticos que sustentem os objetivos de decisão. Não pode ser assente em análises subjetivas ou em fatores de circunstância que decidam em função de pressão ou de interesses. Têm de ser tomadas com a participação o mais abrangente possível como ato de democracia participativa, no mínimo no respeito pelos órgãos da democracia representativa da autarquia, que permitam legitimar as decisões. Consideramos que esta proposta deveria ter sido discutida e votada na Assembleia de Freguesia de Arcozelo. Qual a razão para o Executivo da Junta não o fazer?

Nesse sentido, questionamos o Executivo da Junta de Freguesia de Arcozelo, na pessoa do Sr. Presidente da Junta, José Monteiro da Silva, sobre um conjunto de aspetos relacionados com a colocação deste monumento, nomeadamente: de quem partiu esta iniciativa e quem são os signatários da solicitação; através de que meio oficial foi dado conhecimento à autarquia dessa pretensão; quem decidiu a validade do requerido e com que critério é feita essa decisão; quais as normas regulamentares em que se pode basear oficialmente qualquer tomada de posição, favorável ou desfavorável, em relação a esta ou similares pretensões.

Até ao momento não nos foi dada qualquer resposta às questões colocadas. Da parte da Comissão Coordenadora Concelhia de Barcelos do Bloco de Esquerda, as e os habitantes de Arcozelo podem contar connosco para acompanhar esta e outras situações, de forma próxima e vigilante, em especial através do eleito do BE, Carlos Freitas.”

#bebarcelos

Foto: DR

Cávado fm

A voz de Barcelos

102.4 fm

raddiocavado.pt